PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIARA FERRAZ BANDEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIARA FERRAZ BANDEIRA ALVES
DATA: 13/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/szp-kmzo-asv?authuser=1
TÍTULO: Como um rio que corre para o mar: aspectos da administração do Arcebispo Dom José Maria Pires na Paraíba (1966-1995)
PALAVRAS-CHAVES: Dom José Maria Pires; Igreja Católica; Paraíba; Teologia da Libertação
RESUMO: Tese que tem como objetivo analisar aspectos da administração do Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, religioso que comandou a igreja paraibana entre os anos de 1966 e 1995, sob a perspectiva de que sua atuação político-administrativa da Igreja Católica na Paraíba se configurou como um ato de força mobilizadora em termos pedagógicos, sociais e, ao mesmo tempo, religiosos. A partir de sua história de vida e de seus registros escritos ao longo de sua atividade episcopal, de ações teológicas e políticas, desenvolve-se a tese de que o Bispo Dom José Maria Pires conseguiu ampliar sua força religiosa (enquanto bispo) ao mobilizar pessoas (massa) para promover ações (movimento/aceleração) vinculadas à Teologia da Libertação. No percurso teórico-metodológico trilhado, identifica-se o paradoxo vivenciado pelo Bispo, qual seja: o de ser um religioso burocrata e, ao mesmo tempo, um mobilizador em torno da Teologia da Libertação. O estudo está dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo “Mobilizando clérigos e fiéis em torno de um projeto: Teologia da Libertação na Paraíba”, pode-se compreender as ações de Dom José para a realização deste projeto, passando pelos discursos e visitas pastorais realizadas pelo bispo e demonstrando como ele era uma personagem vigiada pelo Governo Militar do Brasil. No segundo capítulo, “Trajetórias e barreiras no papel dos leigos na administração e no discurso de Dom José Maria Pires”, delineia-se o papel e o desfecho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), assim como a barreira teológica presente nos discursos do Bispo com relação às mulheres. O terceiro capítulo, “Uma escolha do Bispo: o evangelho de São Mateus”, analisa-se as falas do arcebispo Dom José publicadas em jornais da época, em documentos manuscritos e em livros. No quarto capítulo, “O ser: Dom José Maria Pires”, são identificadas as relações que o Bispo estabelece entre as atividades administrativas e a sua identidade enquanto homem negro e agente político. Com o aporte de teóricos como, BOURDIEU (1989), WEBER(2016), COMBLIN (1977), BOFF (1982), LÖWY(2016), COUTINHO (2012), TORRES-LONDONÕ(2013), desenvolve-se uma narrativa histórica e a análise de um fenômeno, considerando, episodicamente, as ações e reações dos praticantes da religião cristã ocidental, com a possibilidade de não só enxergar além do outro e suas práticas, mas também considerando o olhar de outro ser, por meio de uma pesquisa qualitativa de fonte bibliográfica e documental.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS