PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NESTOR PINTO DE FIGUEIREDO JUNIOR
DATA: 29/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ptc-jbgw-rwo
TÍTULO: RELIGIÃO COMO OBJETO DE CIÊNCIA: a ideia de uma disciplina epistemologicamente autônoma a partir de uma abordagem definicional
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Religião; Conceito; Definição; Epistemologia; Metateoria
PÁGINAS: 300
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Esta tese é uma análise histórico-comparativa de questões metateóricas centrais para a Ciência da Religião, que desde a década de 1870, quando surge como empreendimento acadêmico na Europa, vem enfrentando um problema fundamental, cuja resposta justifica sua existência: o que é religião, em primeiro lugar? Consequentemente, de que forma podemos estudar esse objeto para dele derivar conhecimento e prover explicações cientificamente válidas? O objetivo é fazer uma reflexão sobre as bases epistemológicas da disciplina, considerando uma abordagem definicional como ponto de partida metodológico que, defendemos, orientou tanto seu escopo quanto sua agenda dentro de um programa de pesquisa de intenção científica. Portanto, o problema definicional é a questão metateórica central a ser investigada, posto que dele podemos derivar questões igualmente fundamentais. Defendemos que uma resposta a este problema é obrigatória para a ciência que toma religião como objeto exclusivo de estudo. Assim, enquanto área do conhecimento, esta disciplina precisa dizer o que é religião de um ponto de vista científico. Além disso, a definição desse conceito precisa não só existir, mas sobretudo ser assumida academicamente pela disciplina, pois é a partir dele, como demonstraremos ao longo da tese, que a Ciência da Religião estrutura sua epistemologia. Por fim, consideramos que renunciar a este “imperativo categórico” pode significar a continuidade de um modelo teórico-metodológico anárquico, estabelecido de qualquer forma por definições de outras disciplinas que abordam “religião” a partir de seus próprios objetos e marcos teóricos. Metodologicamente, partimos de uma extensa revisão bibliográfica sobre a questão central, seguida de uma discussão mais técnica em relação ao próprio termo religião, após a qual realizamos uma análise histórico-comparativa dessa epistemologia em três momentos decisivos para a disciplina: o período clássico, o fenomenológico e o cognitivo-evolucionário, quando resgatamos o debate em torno da questão definicional por meio de seus protagonistas, notadamente os fundadores da Ciência da Religião: Friedrich Max Müller, Cornelis Petrus Tiele, Pierre Daniel Chantepie de la Saussaye. A tese conclui argumentando em favor de uma abordagem definicional cientificamente estabelecida, corroborada por um original modelo hipertextual de análise, fundamentado numa consistente e significativa amostra de definições de religião, representativa de uma boa parte das teorias em torno dessa questão, que aponta para um consenso mínimo nesse nível, além de considerar alguns desafios importantes que devem ser enfrentados num cenário de autonomia epistemológica pós-definicional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo à Instituição - FLÁVIO AUGUSTO SENRA RIBEIRO
Externo à Instituição - Matheus Oliva da Costa.
Externo à Instituição - Steven Joseph Engler
Externo à Instituição - Waldney de Souza Rodrigues Costa