PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ TORRES HOLMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ TORRES HOLMES
DATA: 29/07/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/jro-dxoi-ehm
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO LAICO NÃO-CONFESSIONAL NO CURRÍCULO DA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA, SEGUNDO GESTORES E ESPECIALISTAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino religioso não confessional; currículo; formação inicial e continuada; fenomenologia das religiões; laicidade.
PÁGINAS: 187
RESUMO: Esta tese sobre ‘O ensino religioso laico não-confessional no currículo da escola pública da Paraíba, segundo gestores e especialistas’ mostra de maneira inédita a realidade deste componente curricular na educação básica, assim como a história da criação do Curso de Ciências das Religiões, na Universidade Federal da Paraíba, sua interface com o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER), num diálogo com a fenomenologia, a laicidade e a diversidade religiosa. Apresenta como objeto de estudo o entendimento de gestores e especialistas, quanto à oferta do Ensino Religioso nas escolas públicas. Tem como objetivo analisar a compreensão dos gestores e especialistas das escolas públicas da rede de ensino da Paraíba, acerca da importância do Ensino Religioso laico não confessional, no currículo das escolas estaduais e municipais. A tese está alicerçada em autores como Cecchetti (2016), Caron e Martins Filho (2020), Pozzer et al (2015), Fonaper (2020), Holmes (2016), Riske-Koch, Pozzer e Oliveira (2018), dentre outros. Tem como metodologia a utilização da pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, realizado na Rede Municipal e Estadual de Ensino da Paraíba, além de pessoas envolvidas com a educação de outros segmentos da sociedade brasileira. Com relação aos instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação participante, o diário de campo, o questionário e entrevista semiestruturada. Espera-se obter dados relevantes na pesquisa a fim de contribuir com a formação inicial e continuada dos professores de ER, bem como fornecer dados consistentes que favoreça um plano estratégico para a oferta de políticas públicas deste componente curricular nos sistemas de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo à Instituição - MARONILDES FELIX LIMEIRA
Externo à Instituição - SIMONE RISKE KOCH