PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ANDRÉA CASELLI GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA CASELLI GOMES
DATA: 22/11/2022
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Religião e folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção artística
PALAVRAS-CHAVES: Literatura e religião. Folclore norueguês. Maravilhoso. Paganismo nórdico.
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: Esta tese tem como objetivo a análise da trajetória histórica e cultural dos contos maravilhosos populares noruegueses, coletados e publicados por Peter Christen Asbjørnsen, Jørgen Moe e Moltke Moe. Também propõe o estudo das manifestações folclóricas e artísticas que se originam no paganismo nórdico e sofrem releituras a partir da cristianização; enriquecendo o arcabouço religioso contido nos contos. Pretende-se abordar a história desse gênero literário no domínio oral das comunidades camponesas, até seu reconhecimento acadêmico como expressão de identidade. Dentre os integrantes folclóricos, o conto caracteriza-se como narrativa metafórica, sendo composto por figuras tradicionais para expressar um imaginário específico. Os contos foram abordados a partir de sua relação histórica com o antigo paganismo nórdico e o processo de cristianização; buscando enfatizar a permanência do imaginário pagão na literatura maravilhosa como importante ferramenta para o entendimento do inter-religioso e para a manutenção da identidade tradicional. Investigar os contos noruegueses e a sua importância para as ciências das religiões corresponde à valorização do conto como importante documento da produção simbólica popular, na medida em que essas narrativas foram utilizadas entre gerações e sucessivamente reinterpretadas. Os contos receberam influência conceptivas não só de Asbjørnsen e Moe, mas também dos seus recontadores e republicadores, sofrendo as marcas culturais de cada localidade nas quais foram apreciados. A partir da escola romântica do séc. XIX, folcloristas e religiosos fizeram um extenso trabalho de coleta e publicação de narrativas que tiverem o mérito da continuidade como gênero literário e são grandes auxiliares no resgate das cosmologias pré-cristãs e suas relações com o cristianismo como religião oficial do Ocidente. No caso dos contos noruegueses, eles apresentam traços não só da antiga religião escandinava, mas também dos costumes e manifestações cristãs popularmente em voga até o século XIX. Através dessas evidências, torna-se possível o melhor conhecimento sobre as religiões na Escandinávia, além de suas manifestações contemporâneas. Esses contos viabilizam uma visão bastante ilustrativa e suficientemente variada da riqueza da tradição popular que permanece na contemporaneidade. São múltiplos os elementos dos contos que compõem a relação entre folclore, mitologia e religião, tendo sido também interpretadas as obras artísticas que retratam os contos, a exemplo das ilustrações de Theodor Kittelsen e John Bauer; estabelecendo uma conexão entre arte, folclore e religião, como também foram analisadas obras áudio-visuais produzidas na contemporaneidade sobre o tema. Contudo, também houve a investigação de fontes primárias, visto que apresentam os contos coletados por folcloristas, as sagas islandesas, a Edda poética e a Edda em prosa de Snorri Sturluson. O material foi sistematizado em concepções como as dos antropólogos Clifford Geertz e Gislí Pálsson sobre teoria interpretativa e as de críticos literários e historiadores como Tzvetan Todorov, Albert Béguin e Oscar Falnes sobre literatura oitocentista. Como conceitos contemporâneos e atualizados sobre a literatura e o folclore escandinavos, foram empregados os textos de Francis Aubert, Mette Hudvin, Ørnulf Hodne, Terry Gunnell e Etunimetön Frog. Sobre a vida e a obra de Asbjørnsen e Moe, foram consultados os estudos de Marie Wells, Christopher John e Donald Haase.
Presidente - 1649543 - JOHNNI LANGER
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON