PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 30/11/2022
LOCAL: meet.google.com/ccw-khea-gcgmeet.google.com/ccw-khea-gcg
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE NO CAMPO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA a formação do Profissional de Educação Física, na perspectiva do conceito ampliado de saúde e o Ser Integral
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Educação Física Saúde; Ser Integral; Formação Acadêmica
RESUMO: A presente pesquisa na linha de pesquisa Espiritualidade e Saúde em Ciências das Religiões tem por objetivo analisar como o conteúdo curricular “espiritualidade e saúde” consolidou-se enquanto arcabouço teórico desde a formação do profissional de Educação Física (PEF) do aluno do Centro Universitário UNIESP, auxiliando-o na compreensão da pluridimensionalidade do ser integral e da forma ampliada do conceito de saúde dando-lhe uma prática profissional holística e humanizada. Esta escolha justifica-se, essencialmente, por se tratar de um dos poucos cursos do estado da Paraíba que possui o componente curricular “espiritualidade e saúde” enquanto disciplina na formação acadêmica dos seus discentes e oportuniza a frequência aos demais cursos de saúde da instituição. A tese que aqui procuramos fundamentar é a de que a introdução da disciplina Espiritualidade e Saúde no currículo do curso de EF significa um avanço importante na qualificação do profissional, frente ao mercado de trabalho e o que preconiza a OMS, acerca da qualidade de vida e saúde integral do próprio profissional (saúde física, emocional, mental, espiritual, social, laboral etc.) afinado com sua atuação de maneira consciente e inserida numa prática profissional holística. Fazendo uso do método heurístico, a pesquisa se inicia de forma documental, uma vez que vamos começar por levantamos os currículos dos cursos de EF paraibanos para analisarmos segundo o que preconiza a normativa do Ministério da Educação (MEC), do tipo bibliográfica e de campo, é qualitativa quanto a abordagem do problema e com o uso do estudo de caso múltiplo enquanto procedimentos técnicos para produção de dados, a partir de profissionais egressos do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIESP da cidade de Cabedelo no estado da Paraíba. Utilizaremos como instrumentos de pesquisa, questionário das características pessoais e profissionais, entrevista semiestruturada e a observação participante. Para interpretação dos dados fazendo uso de triangulações de informações por meio de tabulação dos dados, evidencias e teorias na intenção de encontrar fidedignidade e confiabilidade nos achados.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo à Instituição - ROGERIO MARCIO LUCKWU DOS SANTOS