PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLARA DE ANDRADE PATRÍCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLARA DE ANDRADE PATRÍCIO
DATA: 28/11/2022
LOCAL: Ambiente 39
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E SENTIDO DO SOFRIMENTO EM MULHERES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO DE MAMA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Religiosidade; Logoterapia; Câncer.
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo geral compreender como a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas por mulheres com câncer de mama as auxiliam na descoberta de sentido no sofrimento advindo dessa enfermidade. Já de forma específica, buscou-se: 1) mapear a literatura existente da área de Ciências das Religiões sobre as implicações da espiritualidade e da religiosidade na saúde de pacientes oncológicos; 2) identificar os estudos empíricos existentes a respeito da espiritualidade em mulheres com câncer de mama; 3) analisar as evidências psicométricas do questionário de atitude perante o sofrimento; e, 4) verificar as relações entre espiritualidade, religiosidade e sentido do sofrimento em mulheres em tratamento oncológico de mama. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo e será desenvolvida uma revisão sistemática e três estudos empíricos. O estudo 1 teve como objetivo mapear as produções científicas da área de Ciências das Religiões sobre as implicações da espiritualidade e da religiosidade na saúde de pacientes oncológicos. Dos 1669 estudos encontrados, oito estudos foram selecionados, os quais mostraram que a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas pelos pacientes oncológicos os auxiliam no enfretamento da enfermidade. O estudo 2 terá como objetivo identificar, sintetizar e avaliar a literatura em método qualitativo a respeito da espiritualidade como estratégia de enfretamento do câncer de mama feminino e, como específico, aferir a prevalência de artigos que usam a Logoterapia e Análise Existencial como base para pensar a espiritualidade no contexto em questão. A busca de dados ocorrerá no SciElo, LILACS e MEDLINE. Para o estudo 3, buscar-se-á analisar as evidências de validade baseada na estrutura interna do QAPS, e como específico, verificar a validade nas relações com variáveis externas e no padrão de resposta do QAPS. Participarão 300 mulheres com câncer de mama, que responderão aos seguintes instrumentos: QAPS e EAR-20. Os dados serão verificados no Factor e no SPSS. O estudo 4 terá como objetivo geral verificar as relações entre espiritualidade, religiosidade e sentido do sofrimento em mulheres em tratamento oncológico de mama e, como específico, identificar a correlação desses construtos com as seguintes variáveis: idade, escolaridade e renda. O estudo será realizado com a amostra da pesquisa anterior, que responderão os instrumentos QAPS, EAR-20 e WHOQOL-SRPB. As análises serão realizadas no SPSS. Por último, o estudo 5 terá como finalidade primária compreender como a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas por mulheres com câncer de mama as auxiliam na descoberta de sentido no sofrimento advindo dessa enfermidade; e como secundário, interpretar o enfoque das evocações das pacientes com neoplasia maligna da mama em função do tempo de diagnóstico e da religião. Em vista disso, uma subamostra de 30 participantes responderá uma associação livre com quatro frases, que serão avaliadas por meio da análise de Bardin e da análise lexical do Iramuteq. Em suma, espera-se que a espiritualidade e a religiosidade contribuam na descoberta de sentido no sofrimento inevitável das mulheres com câncer de mama.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 2565774 - SANDRA SOUZA DA SILVA