PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA
DATA: 06/12/2022
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias digitais; Ensino Religioso; Pandemia.
RESUMO: Tendo em vista o contexto pandêmico que vivenciamos e as mudanças drásticas que esse momento trouxe para as práticas pedagógicas, essa pesquisa objetiva analisar os desafios e perspectivas dos professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Natal (RN) no uso das mídias digitais durante o período pandêmico e pós – pandêmico. Enquanto objetivos específicos pretendem-se: realizar um levantamento dos professores que possuem formação continuada na área das mídias digitais; observar a prática pedagógica adotada pelos professores de Ensino Religioso; identificar quais e se foram utilizadas mídias digitais durante o período pandêmico; dialogar com os professores dessa rede sobre o processo individual de reconstrução de suas práticas a partir do uso das mídias digitais. Para nossa reflexão, traremos Freire (2013), que nos fala sobre papel do professor medidor e a importância do protagonismo estudantil. Serafim e Souza (2011) e Moran (2007 e 2000), nos ajudam a compreender sobre a complexidade do uso das tecnologias digitais na escola. E Silva (2008), vem nos demonstrar a importância da formação continuada. A metodologia a ser desenvolvida é de caráter exploratório interpretativista, através de pesquisa de campo e revisão bibliográfica. O processo de análise constará dos registros, entrevistas e materiais produzidos pelos professores da Rede Municipal de Natal (RN).
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA