PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA: 06/12/2022
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE AS MÍDIAS DIGITAIS E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO. “PERÍODO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO”
PALAVRAS-CHAVES: Mídias Digitais; Metodologias Ativas; Ensino Religioso
RESUMO: Esta pesquisa se mostra relevante no contexto atual, uma vez que se propõe a analisar o ensino remoto na disciplina de Ensino Religioso durante o período da pandemia, no Brasil. A partir dessa análise, objetiva-se antever as discussões com relação ao impacto do ensino remoto na prática dos professores de Ensino Religioso no período pós-pandêmico. Dentro da disciplina de Ensino Religioso, a produção de materiais e reflexões sobre as práticas pedagógicas se faz ainda mais necessária, já que nossa área ainda tem uma escassez de material disponível. Por mais que as produções seguindo a Lei Nº 9475 de 22 de julho de 1997 que dá nova redação ao artigo 33 da Lei 9.394 1996 e amparados pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC - tenham aumentado nos últimos anos, ainda temos uma quantidade ínfima de materiais para produção e reflexão das nossas aulas, comparada a outras disciplinas. Dessa maneira, suscitar o diálogo e a reflexão sobre a prática do professor de Ensino Religioso contribui no sentido de aumentar o material disponível para esses profissionais e facilitar a introdução tanto das mídias digitais quanto das metodologias ativas nas aulas de ER. Com relação à relevância social como todo, esse material ainda se faz necessário no sentido de propor ao Ensino Religioso um o novo olhar com base nas práticas efetuadas durante o período pandêmico. Foi possível observar como o contexto sociofamiliar e experiências do educando precisam ser valorizados e refletidos dentro dos conteúdos que são abordados. Em síntese, essa pesquisa se faz salutar por ser feita por uma professora de Ensino Religioso para professores e professoras de Ensino Religioso, com o intuito de aprimorar a prática pedagógica utilizada hoje pelos profissionais dessa disciplina. Contribuindo com a formação de professores e professoras mais capazes de articular meios e métodos, colaborando para o aprimoramento das aulas e, dessa maneira, o aperfeiçoamento da aprendizagem. Por fim, a construção de cidadãos autônomos e críticos, comprometidos com o coletivo e que demonstrem posturas de real respeito para com o diferente.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA