PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA TATIANNE DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA TATIANNE DE LIMA SILVA
DATA: 12/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA NA ESCOLA: MEDITAÇÃOE E CUIDADO DE SI NA ÓTICA DE MICHEL FOUCAULT
PALAVRAS-CHAVES: meditação, ensino religioso, ciências das religiões, espiritualidade
PÁGINAS: 41
RESUMO: Este trabalho pretende pesquisar sobre o tema meditação no ambiente escolar a partir da experiencia dos professores de ensino religioso das cidades de João Pessoa e Bayeux no estado da Paraíba, a fim de investigar os benefícios das práticas meditativas de modo geral e no âmbito educacional, observando-se, portanto, a laicidade da prática. Para isso, serão feitas pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo, sendo o objeto explorado a meditação no conceito de ´´cuidado de si`` do filosofo Michel Foucault .A partir dessa fundamentação pretendemos aplicar um questionário entre os professores no intuito de perceber quais suas experiencias e aceitação em relação as práticas de meditação e como essas práticas influenciam no combate ao estresse advindo das atividades laborais do ambiente escolar, além de verificar se os professores levam essas práticas para a sala de aula e quais os benefícios obtidos para os alunos e ambiente escolar de modo geral. De acordo com pesquisas bibliográficas, a meditação nas escolas vem sendo introduzida aos poucos por professores de diversas áreas, no entanto nosso objetivo é mostrar iniciativas e resultados derivados da prática da meditação na expectativa dos professores de ensino religioso. Temos por base teórica, a abordagem filosófica de Michel Foucault, reforçando nossa ideia que a busca pelo autoconhecimento deve começar ainda na fase escolar, sendo, portanto, os professores potenciais instrumentos para o ensino da prática da meditação pois essa valiosa ferramenta pode e deve ser explorada na escola de forma laica pois o autoconhecimento é algo benéfico ao ser humano
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 271.575.768-99 - GUSTAVO CESAR OJEDA BAEZ - UFPB
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA