PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUEL DE SOUSA FERNANDES FALCAO
DATA: 28/11/2022
LOCAL: meet.google.com/fxv-ngit-xzc
TÍTULO: GRAFISMO E DISCURSO IDENTITÁRIO INDÍGENA POTIGUARA DA PARAÍBA NO SÉCULO XXI
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. Grafismo. Povos Indígena Potiguara. Linguagem.
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente pesquisa aborda o grafismo como linguagem identitária dos povos Potiguara. A finalidade da tese é construir uma teoria linguística do grafismo Potiguara, perspectivado em Bakhtin, comunicando a comunidade científica sobre as possíveis reivindicações enunciadas por esses códigos linguísticos não verbais. O objeto de estudo são as práticas das pinturas corporais que se apresentam relevante em alguns marcadores sociais da identidade Potiguara. A problemática se correlaciona com a necessidade de compreensão dos enunciados e discursos ditos pelo grafismo Potiguara. Logo, a tese tem por objeto de estudo o grafismo Potiguara, em especial, a presença deste nas práticas educativo-religiosas que esse povo utiliza como subsídio comunicativo. O objetivo geral é analisar a relação entre o grafismo indígena Potiguara paraibano e as representatividades identitárias daqueles que o praticam. Já os objetivos específicos se atem a: Investigar a identidade indígena Potiguara contemporânea; examinar a relação teórica entre a literatura cientifica, a identidade, a linguagem e o Grafismo e; registrar as reivindicações indígenas Potiguara ditas pelo grafismo Potiguara. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa; básica; descritiva; e com métodos etnográficos, efetuando revisão literária em 348 referências bibliográficas diversas, de 289 autores, datados entre 1839 e 2022. O caráter inédito do estudo está subdividido em três pontos. São eles: As pinturas corporais são expressões que também fazem reivindicações de reconhecimento identitários, portanto, atualiza alguns estudos anteriores a tese, quanto a novos códigos linguísticos criados ou implementados por novos conceitos; o grafismo é uma linguagem política, religiosa, artística com intuito de dizer algo a alguém, logo entre os discursos que o grafismo Potiguara entoa está a necessidade de se repensar a visibilidade que as instituições de ensino superior no Brasil promovem aos povos originários e, por fim, traz a comunidade cientifica uma tese com hiperlinks que complementam o registro verbal, acrescentando imagens, vozes, vídeos, músicas e outros elementos que dialogam com o texto. Entre as considerações finais da pesquisa foi conclusivo que o grafismo Potiguara tende a expansão, com potencial de elaboração de novos símbolos ou atribuição de novos conceitos a grafismos que já transitam na comunidade desse povo. Dessa forma, o grafismo Potiguara transcende a mera estética e, apesar de terem significados compartilhados, histórico e culturalmente, o grafismo Potiguara pode ter nuanças de significação peculiares para aquele que se pintam de seus símbolos. Os Potiguara entendem relevante ocupar espaços para poder entoar seus discursos e, entre esses espaços, compartilha suas vozes, por meio dessa tese, para que as instituições de Ensino Superior possam contar suas histórias e registrar suas reivindicações. As possibilidades de futuros estudos que essa tese pode incitar, está na perspectiva de que as reivindicações Potiguara, não são apenas por reconhecimento identitário e, dessa forma, apesar de evidenciar uma das solicitações Potiguara, outras tantas, até mesmo aquelas amparadas por lei, continuam eclipsadas. Assim, o Grafismo Potiguara enuncia respeito a suas próprias visões de mundo, clama por conscientização ambiental e, entre tantos outros discursos, anunciam pontos que não foram objeto de estudo da pesquisa, endossando a necessidade de se revisitar esse povo, e outras etnias, com fins de continuar trazendo, para espaços acadêmicos, as vozes dos Povos Originários. lei e continuam eclipsadas, pelo menos, até a época de fechamento desse estudo.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI