PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILSON SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILSON SILVA DE LIMA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Entrar com o Google Meet meet.google.com/peq-kahx-zdv
TÍTULO: TERREIRO SAGRADO IBYCARAYBA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA BREJINHO-PB
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; indígena Potiguara; terreiro sagrado; práticas educativo-religiosas.
RESUMO: O presente estudo é sobre o ‘Terreiro Sagrado ibycarayba e a educação escolar indígena na aldeia Brejinho-PB. É uma pesquisa que tem como foco as relações da espiritualidade do terreiro sagrado com as práticas educacionais da Escola Cidadã Integral Indígena Antônio Sinésio da Silva. Merece destaque as práticas que os estudantes realizam para aprofundarem seus conhecimentos tradicionais dentro do terreiro e a grande participação da Aldeia Brejinho na organização do espaço do terreiro. A educação escolar indígena busca seguir o que é previsto no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, ao recomendar que as atividades didáticas lidem com a realidade de cada comunidade. O objetivo geral é analisar as relações do terreiro sagrado, com a educação escolar indígena desenvolvida na Aldeia Brejinho e suas interfaces com a cultura Potiguara. Está fundamentada em autores como: Barcellos (2014), Costa (2022), Palitot (2020; 2018), Santos e Silva (2021) dentre outros. Do ponto de vista metodológico o presente trabalho tem uma abordagem qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica e documental, também se fez a opção pela pesquisa etnográfica, utilizando como instrumentos de pesquisa a observação participante, o diário de campo e os questionários semiestruturados. Os dados mostram que é de grande valia a utilização de outros espaços, que não somente, a sala de aula, para o processo da educação indígena. O terreiro sagrado, portanto, funciona como um desses espaços nos quais as formas específicas de ensinar a cultura Potiguara podem ocorrer de forma diferenciada. As visitas a campo e aplicação de questionários foram cruciais para as nossas reflexões, visto que foi através deles que investigamos a realidade educacional peculiar que envolve a comunidade indígena da aldeia Brejinho e a sua interface com a religiosidade.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI