PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL SANTANA NÉTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL SANTANA NÉTO
DATA: 16/12/2022
LOCAL: meet.google.com/myv-vcyi-pto
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA POTIGUARA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino religioso; ciências das religiões; povo Potiguara-PB; escolas indígenas; práticas culturais.
RESUMO: Esta pesquisa é de grande relevância para o campo acadêmico e a etnia Potiguara-PB, e apresentará uma visão holística do Ensino Religioso nas escolas das aldeias indígena do povo Potiguara. O objeto é o Ensino Religioso, como está bem explicito no título dessa obra. O objetivo geral é analisar a prática do ensino religioso na escola indígena Potiguara da Paraíba para a compreensão da pluralidade cultural e religiosa de todos que integram o ambiente escolar. Durante a pesquisa e a estrutura do texto iremos dialogar com o pensamento de Vieira (2012; 2021), Barcellos e Holmes (2021), Palitot (2005), Vilhena (2005), Sena (2007), Mendonça (2022), Oliveira et al (2007), entre muitos outros teóricos que discorrem sobre o Ensino Religioso e a história do povo Potiguara-PB. A metodologia tem abordagem qualitativa com ênfase no método de estudo de caso, tendo em vista alguns instrumentos para coleta dos dados, como: o diário de campo, a entrevista e a observação participante. O campo são as escolas indígenas das aldeias: Alto do Tambá, São Francisco, Silva da Estrada, e Antônio Azevedo, do centro da cidade. Serão entrevistados 04 professores, 08 estudantes, 04 diretores e 03 coordenadores pedagógicos. Também a pesquisa terá o embasamento de legislação brasileira e textos que regulamenta e contemplam o Ensino Religioso. Como resultado espera-se a consolidação da pesquisa apresentando uma visão holística da realidade do Ensino Religioso nas escolas das aldeias indígenas e do centro da cidade. Ressalta-se que os resultados dessa pesquisa ainda estão sendo analisados e que em breve serão consolidados e apresentados na academia.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE