PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: MARCIA MARIA ENEAS COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA MARIA ENEAS COSTA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Entrar com o Google Meet meet.google.com/fwg-rdwk-abt
TÍTULO: ESCOLA ITALIANA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES: O LEGADO DO MÉTODO HISTÓRICO COMPARATIVO PETTAZZONIANO ENTRE SEUS SUCESSORES
PALAVRAS-CHAVES: Pettazzoni; Método Comparativo; Escola Italiana de História das Religiões.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Raffaele Pettazzoni foi um historicista italiano que dedicou a vida inteira aos estudos das religiões, deixando como legado o Método Histórico Comparativo, sendo esse o seu modo de abordar as temáticas relacionadas ao mundo das religiões que, ainda hoje, estimula os debates acadêmicos da área. Nesse sentido, o presente estudo analisou qual dos discípulos sucessores da cátedra de Raffaele Pettazzoni, Angelo Brelich, Ernesto de Martino e Ugo Bianchi, que mais se aproximou ao seu Método Histórico Comparativo. Em vista disso, aprofundamos o desenvolvimento do Método seguido por esses discípulos, acadêmicos que, partindo de seus próprios conceitos, deram uma nova interpretação ao Método de seu mestre, direcionando-se, cada qual, por diferentes vieses de apreciação do objeto religião. Ou seja, desenvolvemos uma análise comparativa dos conceitos considerados chaves do Método Comparativo desses discípulos diretamente influenciados por Pettazzoni que, na segunda metade do século XX, tornaram-se conhecidos como Escola Italiana de História das Religiões. Consequentemente, de forma específica, nos debruçamos sobre a formação conceitual desenvolvida por Ugo Bianchi, o qual teorizamos como provável autor que mais seguiu o pensamento do seu próprio mentor. Nesse intuito, propomos como objetivos específicos: descrever o processo de desenvolvimento do Método Histórico Comparativo em suas origens, a partir de seu idealizador, Raffaele Pettazzoni, partindo da sua jornada acadêmica; discorrer sobre as diferentes abordagens do Método Comparativo, na perspectiva dos integrantes da Escola Italiana de História das Religiões, iniciando por Angelo Brelich, Ernesto de Martino e Ugo Bianchi e, por fim, efetuou-se uma comparação entre os conceitos considerados chaves do Método Comparativo de Raffaele Pettazzoni e os de Angelo Brelich, de Ernesto de Martino e de Ugo Bianchi, ressaltando aproximações e distanciamentos. Isto posto, para lograr nosso objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, juntamente às entrevistas realizadas com os professores da segunda e terceira geração da Escola Italiana e alguns de seus críticos mais notórios, aplicando o método dialético e comparativo, com os quais encontramos o apoio metodológico que necessitávamos. Portanto, é por meio da pormenorização do pensamento desses quatro autores que intentamos a comprovação de nossa tese, isto é, de que Ugo Bianchi tenha sido, dentre os letrados que se aproveitaram do pensamento teórico inicial de Pettazzoni, aquele que mais se aproximou da sua metodologia.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS