PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA

DISCENTE: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA
DATA: 28/06/2023
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias digitais; Ensino Religioso; Pandemia.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Tendo em vista o contexto pandêmico que vivenciamos e as mudanças drásticas que esse momento trouxe para as práticas pedagógicas, essa pesquisa objetivou analisar de que forma as tecnologias digitais foram experimentadas e utilizadas pelos docentes de Ensino Religioso, durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Enquanto objetivos específicos almejou-se: 1) realizar um levantamento dos professores que possuem formação continuada na área das mídias digitais; 2) identificar quais e se foram utilizadas mídias digitais durante o período pandêmico; 3) observar a prática pedagógica adotada pelos professores de Ensino Religioso no período pós-pandêmico; 4) dialogar com os professores dessa rede municipal de Natal sobre o processo individual de reconstrução de suas práticas a partir do uso das mídias digitais. Para nossa reflexão, trouxemos Paulo Freire, que nos fala sobre papel do professor medidor e a importância do protagonismo estudantil; Serafim e Souza e José Manuel Moran, que nos ajudaram a compreender a complexidade que é o uso das tecnologias digitais na escola e; Marinilson Barbosa da Silva, que demonstra a importância da formação continuada. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, exploratória e de campo. A metodologia desenvolvida foi de caráter exploratório interpretativista, realizado através da pesquisa de campo. Para a análise dos dados, optamos por utilizar a metodologia de Análise Textual Discursiva – ATD. O processo de análise dos dados se deu a partir das entrevistas realizadas com seis professores da Rede Municipal de Natal-RN. Mediante a isso, observamos que o período pandêmico e pós-pandêmico, configurou-se como um momento de muitas dificuldades, mas também de novos aprendizados. Dessa forma, esta dissertação destina-se aos professores de Ensino Religioso e estudiosos das Ciências das Religiões.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA