PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA
DATA: 28/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Mídias digitais; Ensino Religioso; Pandemia.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Tendo em vista o contexto pandêmico que vivenciamos e as mudanças drásticas que
esse momento trouxe para as práticas pedagógicas, essa pesquisa objetivou analisar de
que forma as tecnologias digitais foram experimentadas e utilizadas pelos docentes de
Ensino Religioso, durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Enquanto objetivos
específicos almejou-se: 1) realizar um levantamento dos professores que possuem
formação continuada na área das mídias digitais; 2) identificar quais e se foram
utilizadas mídias digitais durante o período pandêmico; 3) observar a prática pedagógica
adotada pelos professores de Ensino Religioso no período pós-pandêmico; 4) dialogar
com os professores dessa rede municipal de Natal sobre o processo individual de
reconstrução de suas práticas a partir do uso das mídias digitais. Para nossa reflexão,
trouxemos Paulo Freire, que nos fala sobre papel do professor medidor e a importância
do protagonismo estudantil; Serafim e Souza e José Manuel Moran, que nos ajudaram a
compreender a complexidade que é o uso das tecnologias digitais na escola e;
Marinilson Barbosa da Silva, que demonstra a importância da formação continuada. A
pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, exploratória e de campo. A
metodologia desenvolvida foi de caráter exploratório interpretativista, realizado através
da pesquisa de campo. Para a análise dos dados, optamos por utilizar a metodologia de
Análise Textual Discursiva ATD. O processo de análise dos dados se deu a partir das
entrevistas realizadas com seis professores da Rede Municipal de Natal-RN. Mediante a
isso, observamos que o período pandêmico e pós-pandêmico, configurou-se como um
momento de muitas dificuldades, mas também de novos aprendizados. Dessa forma,
esta dissertação destina-se aos professores de Ensino Religioso e estudiosos das
Ciências das Religiões.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO