PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de DEFESA: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS
DATA: 31/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: PERCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DOS EDUCANDOS ACERCA DA CONSTRUÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA DISCPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Construção de Saberes, Percepções e Entendimentos
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Historicamente, desde o princípio, a humanidade, ao deparar-se com os mistérios do mundo imanente e transcendente, curiosamente tem buscado compreender, assimilar, aprender e interpretar os mistérios que emergem nas simbologias dos fenômenos que se dão a conhecer. Neste curso histórico, à espécie humana em contínuo processo formativo e evolutivo; através das narrativas míticas, religiosas e científica, com auxílio das correntes e teorias educacionais foram lapidando e desvendando os mistérios da vida. Neste ínterim, algumas teorias se findaram; outras tantas, perpetuaram e ainda se dão a existir. Ora, antes mesmos das concepções das ciências moderna, o modelo de educação que marcou a história, está referendado no modelo educacional proveniente da educação religiosa, pois, foi à luz das tradições religiosas que a humanidade se estruturou enquanto sujeitos sociais. Esta experiência não escapa à história do povo brasileiro. No Brasil, quem originalmente propôs este processo formativo foram os jesuítas, à luz do ER, este modelo de educação alicerçado aos princípios da religiosidade, e da fé; entre avanços e retrocessos, foi a via de acesso ao processo de aprendizagem, mediante o método Ratio Studiorum. Contudo, por ter o Ensino Religioso provindo da vinculação com a igreja, embora tenha proporcionado o acesso aos saberes das ciências; por estar atrelado ao fenômeno religioso, da tradição cristã católica, desencadeou-se por conseguintes séculos, equívocos quanto sua natureza, metodologia, epistemologia e relevância. Neste sentido, dada a complexidade acerca da legitimidade do ensino religioso enquanto área de conhecimento e/ ou modelo de educação, a presente tese como o tema gerador: Percepções e Entendimentos dos educandos acerca da construção dos saberes a partir da disciplina de Ensino Religioso no município de João Pessoa. No percurso destes quatro (04) anos, motivou-se pela busca ao entendimento quanto à construção dos saberes adquiridos pelos educandos (as) partir das aulas de ensino religioso. Pois, pensar o Ensino Religioso (ER) no cenário da educação brasileira, tem sido uma problemática demasiadamente complexa frente aos desafios a que se configura a dimensão multicultural e plurirreligiosa dos povos deste país de dimensão continental. Dos índios (nativos-ameríndios) aos negros (afrodescendentes); dos caboclos (branquíndios) aos brancos (euro-brasileiro), e asiáticos (brancamarelos), assim o é, a nação Brasil. Este, território de dimensão continental, reverbera a complexidade na busca do conhecer e saber conviver em suas múltiplas e facetadas manifestações transreligiosas. Da Toré aos Terreiros, do atabaque à Páscoa, do Xangô à Yoga, do Zazem aos Espiritas, do Seicho-No-Ie à Fé Bahai, do Santo-Daime à Wicca, do Xamanismo ao ocultismo, da imanência à Transcendência, isto é, o microuniverso que se manifesta nas aulas do Ensino Religioso (ER) das escolas públicas do Brasil, e que se faz preciso saber conhecer e convive no respeito mútuo à diversidade. Partindo, pois, destes emaranhados de credos e suas mais complexas realidades de crenças e não-crenças, os (as) educandos (as) das escolas pública do Brasil e, especificamente da rede municipal de João Pessoa, vive o dia a dia das aulas de ensino religioso à busca pelo saber, apreender, conviver e significar aprendizagens que os proporcionem à vivência por uma formação que os auxiliem à vida em sociedade, no respeito às diferenças de crenças e não- crenças, de hábitos e costumes. No curso histórico da educação brasileira, em detrimento aos mais variados contextos sobre a educação do Brasil, o Ensino Religioso, ora fora apreendido como disciplina do currículo nacional, ora concebido como instrumento de catequização, ora como passatempo e/ou faz de conta que se aprende e se ensina. Diante destas anuências, nos capítulos que compõem a estruturação da presente tese, analisou-se acerca da fundamentação teórica quanto aos fundamentos que estruturaram na história a defesa deste componente curricular enquanto área de conhecimento, assim, para melhor agudeza neste processo do entender sobre às bases que se estruturam os saberes advindos do ER, o capítulo introdutório trata das discussões às quais legitimam o profícuo contributo que tem dado ao processo de ensino-aprendizagem dos (as) educandos (as), seja no âmbito intelectivo, formativo, cultural, ético, moral e religioso, conquanto, numa perspectiva de um ensino preconizado pelas ciências das religiões e da legislação vigente, sobretudo, em seu Art. 33 que enfatiza o modelo de ensino religioso laico e não prosélito, de modo a transpor os saberes concernentes aos fenômenos religiosos indistintamente aos educandos (as) crentes, não-crentes, agnósticos, céticos e/ ou ateus. Como aporte teórico os autores como: Junqueira (2001), (20211), (2017); Passos (2007), Soares (2010), Figueiredo (1995), Teixeira (2001), Silveira (2020), Usarski (2013), entre outros. Outrossim, ainda neste capítulo tratou-se do ER aportado pelas ciências das religiões, conferindo-lhe o legítimo caráter de cientificidade. Além ainda de sua legitimidade no campo da legislação. O segundo capítulo, centra-se nas reflexões norteadoras dos modelos históricos de educação, pois pautar sobre o modelo de educação à luz do ER, impreterivelmente, faz-se necessário o resgate histórico. Nesta perspectiva, é notório a correlação entre educação e religiosidade. Como aporte teórico do presente capítulo, as reflexões transitaram à luz dos respectivos teóricos: Aranha (1989), Chauí (1994), Carvalho (2010), Ponce (1989), Nielson Neto (1988), Jaeger (1994), Cunha e Pacheco (2009), Silva (2004), Salgado (2014), Cavalcanti (2017), entre outros. O terceiro capítulo delineou acerca dos princípios metodológicos norteadores da tese, para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa fenomenológica. Considerando que para descrever fenômenos, experiências e aprendizagens, o método fenomenológico torna-se o canal mais profícuo na busca em identificar, descrever e significar o sentido acerca da percepção e entendimento dos educandos/as quanto a construção dos saberes concernente ao ER. O aporte teórico na adoção metodológica está embasado à luz dos respectivos autores: Ludke e André (1986), Gilles (1979), Angrosino (2009), Gil (1995), Triviños (1987), Richardson (2008), Merleau-Ponty (1990), Silva (2011), Martins e Bicudo (1989), Moreira, Daniel (2002), entre outros. O quarto capítulo, trata da transcrição e análise das entrevistas. Por fim, o quinto capítulo, apresenta-nos às considerações finais, à luz das percepções e entendimento dos educando (as) acerca da construção dos saberes adquiridos a partir das aulas de ensino religioso, posto os depoimentos, de cada educando (a), é evidente o quão o ER tem sido para os discentes essencialmente significativo e lhes proporcionado saberes pertinentes ao passo de concluir-se que o ER em suas vidas foi e continuará sendo o aprendizado exponencialmente necessários; os diversos relatos evidenciaram a ressignificação, o sentido, a razão e a relevância que este componente curricular corroborou em suas formações intelectivas, humanas e sociais. Para fins de constatação, convido-os (as), a lerem a presente tese que exaustivamente, auscultou, leu, escutou sucessivas vezes seus relatos até chegar à redução fenomenológica, para então, concluir que o ER sim, é uma disciplina em que não apenas os cientistas das religiões, os professores da áraa, pesquisadores interessados por este componente tem exaustivamente feito sua defesa, mas, os protagonista destes saberes e aprendizagens foram testemunhas de que vale a pena e, se faz necessário, que as redes de ensino do país, o MEC e qualquer educador, reconheçam a significativa contribuição que o ER tem dado aos nossos educandos (as). Em síntese, como contribuição às ciências das religiões, aos programas de Pós- Graduação, e à Educação Básica de João Pessoa, a presente tese como construto de seu ineditismo, apresenta-nos a convicção de que os educandos (as), que vivenciam suas experiencias existenciais à luz do ER estão cotidianamente construindo saberes existenciais, tais: Respeito à vida pessoal e coletiva, valorando suas vidas, ressignificando sentidos existenciais, superando preconceitos, praticando a tolerância religiosa, a cultura de paz, ressignificando o valor da família, do diálogo, o respeito à identidade, à vida (humana, animal, vegetal...), o enxergar o mundo numa perspectiva de sentido e significado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo à Instituição - JOSILENE SILVA DA CRUZ