PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
DATA: 26/06/2023
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: DIDÁTICA DE ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA BNCC E DAS DCNLCR
PALAVRAS-CHAVES: Didática de Ensino Religioso. Formação Docente. Ciências da Religião. BNCC. DCNLCR
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A proposta de Ensino Religioso (ER), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco na consolidação da identidade pedagógica e epistemológica deste componente curricular na Educação Básica, traz à tona a necessidade de pensar a formação didática nos Cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões). Graduação definida pela Resolução CNE/CP nº 5, de 28 de dezembro de 2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (DCNLCR), como a área responsável pela formação inicial dos profissionais que atuarão como docentes no Componente Curricular de ER (CCER) no espaço escolar. Com base nessas normatizações, nossa tese é de que existe uma Didática de ER (DER), à qual, a partir da BNCC e das DCNLCR, a referida formação docente necessita dar atenção particular, centrada em um modo de ensinar. No qual, se evidencie o articular as dimensões dos fundamentos dos respectivos conceitos que suportam os processos de ensino-aprendizagem constituintes dos assuntos referentes aos conteúdos de cada “Unidade Temática”. Tese justificada, ao considerar-se a densa formação que este professor necessita, ao articular os conhecimentos teórico-científicos com os teórico-práticos, nas inter-relações que são necessárias entre os fundamentos da(s) CRs com as peculiaridades da dimensão pedagógico-didática, no processo de ensino-aprendizagem das respectivas faixas etárias. Portanto, partindo de uma pesquisa social aplicada, pesquisa-ação, bibliográfica, de foco qualitativo e natureza descritiva, (GIL, 2002; ANDRADE, 2008), a presente tese desenvolve um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores do CCER, na fundamentação do processo de ensino-aprendizagem da “Unidade Temática”, “Identidades e Alteridades”, no primeiro ano do Ensino Fundamental, suportado pela(s) CRs segundo a BNCC. Primando pela “voz do professor”, sua pesquisa de campo, analisou as respostas de quatorze docentes que lecionam no CCER em João Pessoa-PB. Após observar, constatar e correlacionar os entendimentos dos participantes, ao reputar as contribuições da Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2011, 2015). As respostas dos professores foram analisadas e tratadas conforme Moraes e Galiazzi (2011). Essa investigação constatou, primeiro, quanto a BNCC, mediante a solução por ela proposta de “o que ensinar”, que o desafio passa a se concentrar no “como ensinar”. Segundo, quanto à consciência da Didática (LIBÂNEO, 2013), averiguou-se superficialidade e nenhuma referência relativa a teorias didáticas. Sendo as concepções didáticas bem mais dedutíveis de uma ênfase nas “atividades do professor e dos alunos” – não obstante, em alguns casos, aparentemente ser possível limitar-se a um meio de ensino, técnica. Terceiro, quanto a(s) CRs, verificou-se existir distanciamento considerável na formação docente entre o nível Superior e as necessidades relativas ao “como ensinar” nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Infere-se com a constatação de que, mediante a iminência da reestruturação do curso de Licenciatura em CRs para se ajustar às DCNLCR e à BNCC, necessita-se oferecer atenção própria as contribuições que a DER pode proporcionar ao evidenciar, mediante a formação pedagógico-didática, a indissociabilidade no “como ensinar” – as noções da(s) CRs que fundamenta(m) o “Conhecimento Religioso” –, com o aprender a articular os processos de ensino-aprendizagem do CCER.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS