PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES

DISCENTE: VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES
DATA: 28/06/2023
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: MÍDIAS DIGITAIS E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO: PERÍODO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Mídias Digitais; Metodologias Ativas; Ensino Religioso
ÁREA: Teologia
RESUMO: A utilização das mídias digitais em concomitância com as metodologias ativas no Ensino Religioso foi à temática escolhida para esta pesquisa. Pretendeu-se analisar como se deu o uso desses meios e métodos dentro do ensino remoto no município de Parnamirim(RN) pelos professores de Ensino Religioso e que aprendizagens os professores tiraram desse momento que provocaram mudanças na sua prática pedagógica no retorno as aulas presenciais. Para isso buscou-se responder a questão: é possível a utilização, em concomitância, das mídias digitais e metodologias ativas, no período pandêmico e pós-pandêmico na disciplina de Ensino Religioso? Para responder a questão essa pesquisa estruturou-se a partir dos seguintes objetivos específicos: Analisar como a questão metodologia e as metodologias ativas vem sendo refletidas, ou não, dentro do Ensino Religioso; Contextualizar o período pandêmico e pós pandêmico na cidade de Parnamirim e os ajustes que a educação deste município precisou fazer, para que, as aulas continuassem acontecendo; Identificar quais e se foram utilizados mídias digitais e metodologias ativas durante o período pandêmico; Dialogar com os professores dessa rede sobre o processo individual de reconstrução de suas práticas a partir do uso dos meios digitais e metodologias ativas; Analisar como as aprendizagens com relação à utilização das mídias digitais e metodologias ativas adquiridas pelos professores da Rede Municipal de Parnamirim durante o período pandêmico podem afetar sua prática pedagógica no retorno as aulas presenciais. Para pensar as questões relativas as metodologias ativas serão utilizados as ideias propostas por John Dewey, Carl Rogers e Paulo Freire, que apesar de pertencerem a tendências pedagógicas diferentes, têm em comum, a proposta do aprendizado através da ação, reflexão sobre as resoluções de problemas relacionados as vivências dos educandos, dar significado aos conteúdos trabalhados e a valorização das experiências já vividas pelos alunos. O trabalho metodológico foi de cunho quali- quantitativo e se organizou da seguinte maneira: 1. Criteriosa revisão bibliográfica; 2. Envio dos formulários para os professores; 3. Análise do material produzido pelos professores da rede; 4. Entrevistas com os mesmos. Observou-se que os professores desta rede conhecem pouco, em sua maioria, o termo metodologias ativas e consequentemente não utilizaram com frequência esses métodos durante as aulas remotas e nem no retorno as aulas presenciais. Ou seja, o conhecimento, com relação as mídias digitais, adquirido no período pandêmico, não foi utilizado em concomitância com as metodologias ativas. Contudo, observou-se nestes professores uma mudança na relação com os estudantes no retorno as aulas presenciais. Essa mudança tem maior relação com os vínculos afetivos do que com a restruturação de meios e métodos.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA