PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ROMÁRIO EVANGELISTA FERNANDES

DISCENTE: ROMÁRIO EVANGELISTA FERNANDES
DATA: 22/06/2023
LOCAL: https://meet.google.com/whu-zqee-moa
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO À LUZ DO PARADIGMA COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Ciência. Ensino Religioso. Complexidade. Transdisciplinaridade.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Pastoral
RESUMO: Diante dos atuais problemas contemporâneos da educação, gerados pela fragmentação do pensamento, pela hiperespecialização das disciplinas acadêmicas, pela separação do sujeito do conhecimento de seu objeto de conhecimento e pela incapacidade dos sujeitos encontrarem soluções para os desafios do seu cotidiano; o Ensino Religioso (ER), como componente curricular, tem como desafio transformar os conteúdos em um conhecimento que possa ser contextualizado e capaz de desenvolver nos educandos(as) habilidades para solução de problemas do dia a dia. Diante desse contexto, o presente estudo reconhece que o problema da fragmentação e incapacidade dos educandos(as) contextualizarem os conhecimentos dos conteúdos estudados em sala de aula se encontra no modelo paradigmático responsável pela forma de lidar com esses conhecimentos. O pensamento complexo surgiu como proposta epistêmica em resposta aos desafios contemporâneos e busca responder a esses desafios propondo um novo modelo de pensamento capaz de religar o saber outrora fragmentado e contextualizá-lo diante das necessidades da vida. Nossa proposta tem o objetivo de aproximar o ER da teoria epistemológica, da complexidade e do seu método transdisciplinar. Como abordagem de pesquisa, escolhemos a bibliográfica, fazendo uso dos principais autores que fundamentam teoricamente esta pesquisa: Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Maria Cândida Moraes e Gilbraz de Sousa Aragão, para citar somente alguns. Além da bibliográfica, optamos pela análise documental, onde será feita uma leitura das unidades temáticas do ER na BNCC à luz do paradigma complexo e transdisciplinar. Ao final deste estudo, pretende-se responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições que o pensamento complexo e o método transdisciplinar, como epistemologia e metodologia, oferecem ao ER?
Presidente - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA