PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: IZABELITA CIRNE BELTRÃO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELITA CIRNE BELTRÃO
DATA: 14/06/2023
LOCAL: meet.google.com/ydq-bbfs-zgq
TÍTULO: OS FLORAIS DA AMAZÔNIA E SUA ATUAÇÃO NOS MERIDIANOS DE ACUPUNTURA
PALAVRAS-CHAVES: Terapia Floral, Medicina Chinesa, Espiritualidade, Três Tesouros, Dào.
ÁREA: Teologia
RESUMO: A Terapia Floral e a Medicina Chinesa estão entre as práticas terapêuticas consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais e Complementares, ambas são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e integram a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. A Terapia Floral tem suas bases no modelo vitalista, acrescido da dimensão Espiritual, chamada por Edward Bach “Eu Superior”. A Medicina Chinesa possui um modelo anátomo fisiológico do ser humano, formado pelos conceitos do Três Tesouros: Qì, Jīng, Shén que funcionam de acordo com a Teoria do Yīn Yáng e dos Cinco Elemento (Wǔ Xíng), em que a saúde e a longevidade são alcançadas através do estado de harmonia do ser humano, com o meio que o cerca e com as leis universais do Dào. Essa pesquisa verificou a relação de atuação dos Florais da Amazônia nos Meridianos de Acupuntura da Medicina Chinesa, através da autoaplicação das essências florais da fórmula do Equilíbrio Emocional do Sistema dos Florais da Amazônia, nos pontos dos Meridianos de Acupuntura do corpo. Para isso, foi realizado um estudo fenomenológico, com a participação de 17 sujeitos usuários do Núcleo de Apoio aos Estudante (NAE), do Campus III, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da Terapia Floral, estabelecidos por Dr. Bach e os fundamentos do sistema Floral da Amazônia. A pesquisa sobre os Florais da Amazônia foi complementada pela pesquisa das entrevistas realizadas pelas sintonizadoras Maria Alice Campos Freire e Isabel Barsé, nas redes sociais e por duas entrevistas realizadas para a autora dessa pesquisa, com a sintonizadora Maria Alice Campos Freire e com o terapeuta floral Eduardo Balbino Lopes. A Medicina Chinesa também passou por uma ampla pesquisa bibliográfica sobre seu contexto histórico, os fundamentos filosóficos e as considerações sobre a cartografia do ser e anatomia sutil, proposta por essa tradição. Segundo os dados da pesquisa, foram afetadas com a prática de autoaplicação das essências Florais da Amazônia nos pontos dos Meridianos de Acupuntura, todas as dimensões do ser que foram verificadas: física, sensorial, emocional, mental e espiritual, ressaltando que as relações de atuação entre as essências florais e os Meridianos de Acupuntura foram estabelecidas. Ficou evidente o diálogo e a interdependência entre a dimensão emocional e mental proposto pela fórmula do Equilíbrio emocional, tendo como base a anatomia sutil e a cartografia do ser proposta pela Medicina Chinesa. As experiências mostraram que além dos processos que aconteceram nas dimensões emocionais e mentais, o efeito da prática também reverberou nas outras dimensões de maneira sistêmica e integrativa.
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON