PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LORENZO STERZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENZO STERZA
DATA: 25/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: internet
TÍTULO: Bruxas na Suécia Medieval: arte e tradição na obra de Albertus Pictor (séc. XV)
PALAVRAS-CHAVES: Bruxa; Igrejas; Albertus Pictor; Alegorias.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: A bruxa, no imaginário ocidental, é um indivíduo que remete ao Medievo. A partir do século XV E.C., sua imagem foi representada em inúmeros contextos, reproduzida em forma de xilogravuras, pintada sobre tela, madeira etc. Portanto, descobrir que essa figura, rotulada como algo maléfico e perseguida por séculos pelas instituições, pôde encontrar lugar dentro de igrejas cristãs, parece um pouco estranho. Estranho, até o momento em que constatamos que o assunto é uma realidade. Nesse sentido, com nossa dissertação, apresentamos como, Albertus Pictor, o mais famoso pintor de igrejas da Suécia, elaborou, nas paredes e abóbodas dessas estruturas, uma série de alegorias nas quais a bruxa é o intérprete principal de situações que remetem aos afazeres das mulheres do tempo. No específico, tratamos da alegoria da tradição do Roubo do leite, uma crença que, ao longo do tempo, foi condenada por carregar aspectos que foram equiparados ao imaginário da bruxaria. Portanto, no proceder de nossa indagação, averiguamos quanto, a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, crenças, lendas, que ocorreram ao longo do tempo entre as pessoas dessas comunidades, foram elementos que influenciaram Albertus Pictor na elaboração de suas obras. Assim, como fontes de análise primárias, utilizamos as representações de bruxas presentes na igreja de Ösmo, na Suécia. Destarte, para estruturar nosso estudo, utilizamos uma metodologia que se fundamenta numa abordagem qualitativa que transita pela Simbologia, presente nas representações, utilizando entre outros, o campo teórico da Escola Italiana de História das Religiões. Assim, para alcançar nosso intento, com a finalidade de analisar os valores das obras artísticas, utilizamos, os conceitos da Cultura Material bem como os da Cultura Visual, no específico, os que se referem à religião
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1649543 - JOHNNI LANGER
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Externo à Instituição - LUCIANA DE CAMPOS
Externo à Instituição - TAMARA CARNEIRO QUÍRICO