PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: GENILSON SILVA DE LIMA

DISCENTE: GENILSON SILVA DE LIMA
DATA: 20/07/2023
LOCAL: ESPAÇO IBYCARAYBA - Aldeia Brejinho/Marcação-PB
TÍTULO: O TERREIRO SAGRADO IBYCARAYBA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA BREJINHO-PB
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; indígena Potiguara; terreiro sagrado; práticas educativo-religiosas.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente estudo versa sobre o Terreiro Sagrado Ibycarayba e a educação escolar indígena na aldeia Brejinho-PB. A pesquisa tem como foco as relações da espiritualidade do terreiro sagrado com as práticas educacionais da Escola e a aplicação dos Cidadã Integral Indígena Antônio Sinésio da Silva. Nela destacamos as práticas que os estudantes realizam para aprofundarem seus conhecimentos tradicionais dentro do terreiro e a grande participação da comunidade da Aldeia Brejinho na organização do espaço do terreiro. A educação escolar indígena busca seguir o que é previsto no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, ao recomendar que as atividades didáticas lidem com a realidade de cada comunidade. O objetivo geral é analisar as relações do terreiro sagrado, com a educação escolar indígena desenvolvida na Aldeia Brejinho e suas interfaces com a cultura Potiguara. Está fundamentada em autores como: Barcellos (2014), Costa (2022), Palitot (2020; 2018), Santos e Silva (2021) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo tem uma abordagem qualitativa com natureza etnográfica. Primeiramente, recorremos a pesquisa bibliográfica utilizando como instrumentos de pesquisa a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com questionários semiestruturados, que foram cruciais para as nossas reflexões, visto que foi através deles que investigamos a realidade educacional peculiar que envolve a comunidade indígena da aldeia Brejinho e a sua interface com a religiosidade. Os dados coletados mostram que é de grande valia a utilização de outros espaços, além da sala de aula, para o processo da educação escolar indígena. O Terreiro Sagrado, funciona como um desses lugares, no qual as formas específicas de ensinar a cultura Potiguara podem ocorrer de forma diferenciada.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI