PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DANIEL SANTANA NÉTO

DISCENTE: DANIEL SANTANA NÉTO
DATA: 25/07/2023
LOCAL: Salão da Igreja Batista Potiguara, na Aldeia Alto do Tambá, Baía da Traição-PB
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA POTIGUARA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso; ciências das religiões; povo Potiguara-PB; escolas indígenas; práticas culturais.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta pesquisa é de grande relevância para o campo acadêmico e a etnia Potiguara-PB, por apresentar uma realidade do Ensino Religioso (ER), das escolas localizadas nas aldeias indígenas Potiguara- PB, partindo de um contexto histórico social, cultural e educacional deste povo. O objetivo geral é analisar a prática do ensino religioso na escola indígena Potiguara da Paraíba para a compreensão da pluralidade cultural e religiosa de todos que integram o ambiente escolar. A pesquisa e a estrutura do texto dialogam com o pensamento de Vieira (2012; 2021), Barcellos e Holmes (2021), Vilhena (2005), Sena (2007), Mendonça (2022), Oliveira et al (2007), entre muitos outros teóricos que discorrem sobre o Ensino Religioso e a história do povo Potiguara-PB. O estudo está embasado na legislação brasileira e em textos que contemplam o Ensino Religioso. A metodologia tem abordagem qualitativa com ênfase no método de estudo de caso, tendo em vista alguns instrumentos para coleta dos dados, como: o diário de campo, a entrevista e a observação participante. O campo de pesquisa são as escolas indígenas das aldeias: Alto do Tambá, São Francisco, Silva da Estrada, e Antônio Azevedo, no centro da cidade de Baía da traição. Foram entrevistados professores, estudantes, diretores e coordenadores pedagógicos indígenas. Como resultado apresenta-se uma visão holística da realidade do Ensino Religioso nas escolas das aldeias indígenas e do centro da cidade de Baía da Traição-PB. Os resultados dessa pesquisa revelam que o Ensino Religioso faz parte da Matriz Curricular das escolas do município de Baia da Traição-PB, a formação na área do conhecimento do Ensino Religioso é fundamental para os professores que lecionam o componente curricular, o ensino trabalha a diversidade religiosa e cultural, contemplando as diferenças e realidades dos educandos.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA