PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 27/07/2023
LOCAL: meet.google.com/tcs-vcdb-uuv
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE NO CAMPO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: a formação do Profissional de Educação Física na perspectiva do conceito ampliado de saúde e do ser integral.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade; Educação Física Saúde; Ser Integral; Formação Acadêmica.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Este estudo tem como objetivo destacar a importância da inclusão da espiritualidade e do conceito ampliado de saúde nos currículos acadêmicos dos cursos de Educação Física. A pesquisa foi motivada pela constatação de que muitos currículos estão focados apenas no aspecto físico, ignorando outras dimensões essenciais do ser humano. A pesquisa, realizada por meio de um programa de pós-graduação em Ciências das Religiões, busca promover uma abordagem profissional comprometida com um modelo humanizado de saúde. A introdução da disciplina "espiritualidade e saúde" nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física é vista como um avanço significativo na qualificação do profissional, fornecendo uma visão integrativa e multidimensional da saúde. Através da análise de currículos de dez cursos de Educação Física na Paraíba, a pesquisa identifica lacunas e apresenta as disciplinas que abordam a promoção de saúde de forma holística. Os resultados são tratados tanto quantitativamente, por meio de gráficos dimensionais, quanto qualitativamente, utilizando a análise fenomenológica das respostas dos participantes. Conclui-se que ainda há um longo caminho a percorrer na reformulação dos currículos para atender aos princípios norteadores da profissão e às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e órgãos reguladores. Esta pesquisa pretende contribuir para essa discussão, acrescentando a importância da espiritualidade, do conceito ampliado de saúde e do conhecimento do ser integral na formação inicial dos profissionais de Educação Física. No geral, o estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem mais abrangente e holística no campo da Educação Física, buscando integrar aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais e sociais para promover uma atuação profissional humanizada. A inclusão da espiritualidade nos currículos é vista como um avanço relevante na formação dos profissionais, possibilitando uma compreensão mais ampla da saúde e um cuidado mais completo aos indivíduos.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES