PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE CABRAL CRISTINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE CABRAL CRISTINO
DATA: 31/08/2023
LOCAL: CE
TÍTULO: A ESPIRITUALIDADE ATRAVÉS DO SENTIDO DE VIDA COMO FATOR DE PROTEÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Sentido de vida. Saúde mental. Educação. Adolescentes
RESUMO: A busca pelo sentido de vida é inerente ao ser humano e pode ser concebida como a essência da espiritualidade, expressando-se ou não por meio de uma crença religiosa. Nessa direção, as Ciências da Religião (CR) pode se apropriar cada vez mais da Análise Existencial de Viktor Frankl, já que esta última clarificou a dinâmica da vida na procura por um sentido na existência. A presente tese adentra nos espaços educativos do Ensino Médio, realizando a interdisciplinaridade entre CR, educação e saúde, de modo a contribuir na promoção e prevenção da saúde mental. O objetivo geral é avaliar um modelo de inserção da espiritualidade no Ensino Médio, a partir de um programa de intervenção baseado no sentido de vida. Para atingir tal escopo, a tese se divide, primeiramente, em quatro capítulos, sendo os quatro primeiros teóricos sobre a espiritualidade, a sua relação com o sentido de vida, a incorporação da espiritualidade na educação pelo sentido de vida como fator de proteção e incremento para saúde mental de adolescentes e as aproximações entre a compressão de sentido de vida na teoria frankliana e da psicologia positiva. Outros três capítulos versam sobre a parte metodológica, resultados e discussão e conclusão, no intuito de responder se o sentido de vida prediz a espiritualidade, se a espiritualidade prediz depressão, ansiedade e estresse e analisar um programa piloto sobre espiritualidade para o Ensino Religioso no Ensino Médio, compreendendo a importância social da temática na formação de jovens mais saudáveis.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA FERNANDES RODRIGUES