PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CLEYTON CARLOS SILVA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEYTON CARLOS SILVA DE VASCONCELOS
DATA: 28/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 319
TÍTULO: ENSINO RELIGIOSO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA OS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Pandemia, Docentes, Desafios.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente estudo objetiva analisar os principais desafios pedagógicos enfrentados pelos docentes da disciplina de Ensino Religioso (ER) no município de João Pessoa – PB no período pandêmico entre março de 2020 e dezembro de 2021. De maneira mais específica, busco refletir acerca da configuração do ER no contexto brasileiro, suas dificuldades e possibilidades; procuro identificar possíveis contribuições do ER, em meio a pandemia da COVID-19, para os docentes; tenciono também, desvelar os desafios do ER para os docentes e ainda identificar possibilidades para o fortalecimento do ER enquanto componente curricular no município de João Pessoa – PB. Nosso interesse pela temática deu-se a partir da experiência vivenciada enquanto professor de ER no referido município, no qual estou inserido atualmente. O período pandêmico e a urgência do isolamento social trouxeram muitos desafios para os docentes. Diante de todas as mudanças impostas pela pandemia, quais os desafios que se apresentaram aos docentes de ER? Como esses docentes perceberam tais desafios e os enfrentaram mediante a emergência do ensino remoto que se colocou como alternativa para continuidade do processo ensino-aprendizagem? Assim, nossa investigação pauta-se em analisar tais desafios. Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho qualitativo com dados também quantitativos, e utiliza-se de uma abordagem fenomenológica para compreender o objeto em estudo. Foi realizada uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada junto aos docentes de ER do município. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo e a exposição dos dados foi feita por categorias identificadas na análise do material coletado. Foi possível perceber que os docentes fizeram relatos similares no que tange aos desafios enfrentados no período pandêmico, como a urgência do uso de novas tecnologias; a precarização do acesso tecnológico tanto por parte dos discentes quanto de muitos docentes. Soma-se a isso, o medo e a angústia diante da gravidade e da ameaça do vírus. São, portanto, dificuldades e desafios enfrentados de aspecto psicossocial, tecnológico, e também pedagógico/didático. Dentre os principais autores utilizados na fundamentação teórica deste estudo, destacamos, Mello (1997; 2007), Silva (2009), Holmes (2016) e Silva (2011), dentre outros. Ressaltamos também a análise de alguns documentos importantes para a problematização da educação na rede municipal no período em destaque, tais como: Plano Municipal de Educação (2015-2025), Política de Educação Municipal de João Pessoa (2021-2024) e Diretrizes Pedagógicas para a Educação Infantil (2023), dentre outros. Acreditamos que esta pesquisa traz contribuições significativas para o fortalecimento do componente de ER e seus docentes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1732317 - RITA CRISTIANA BARBOSA
Externo à Instituição - GRACILEIDE ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO JUNQUEIRA