PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
DATA: 29/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 319
TÍTULO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO FRENTE AO PROCESSO DA DIDÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PALAVRAS-CHAVES: Didática de Ensino Religioso. Formação Docente. Ciências da Religião. BNCC.
PÁGINAS: 323
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A proposta de Ensino Religioso (ER), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco na consolidação da identidade pedagógica e epistemológica deste componente curricular na Educação Básica, traz à tona a necessidade de pensar a formação didática nos cursos de Licenciatura em Ciências da Religião (CR). Com base nessas circunstâncias, a partir da questão central: quais percepções e entendimentos dos professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, emergem acerca do "como ensinar" (didática) sobre "o eu, o outro e o nós", com base nas Ciências da Religião e BNCC? Defendeu-se a da tese de que mediante a primordialidade que emerge a partir da BNCC, ao se admitir as complexidades do articular os processos de ensino-aprendizagem de cada “Objeto de conhecimento”, essencialmente com base na Ciências da Religião, é plausível que o desvelar do entendimento acerca da práxis do “como ensinar” sobre “O eu, o outro e o nós”, de professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, ao gerar referências para a formação docente, contribua com a esfera de ação da Didática, no que se refere a auxiliar o professor a discernir as inter-relações que caracterizam o “como ensinar” os respectivos conjuntos de conteúdos, conceitos e processos que constituem as “Unidades Temáticas”. Tese justificada, ao considerar-se a densa formação que este professor necessita. Ao articular os conhecimentos, teórico-científicos com os teórico-práticos; os da CR com as peculiaridades da dimensão pedagógico-didática; no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes etapas de ensino e faixas etárias. Destarte, por meio de uma pesquisa de campo, de foco qualitativo e natureza descritiva, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, acerca da práxis do ‘como ensinar’ sobre “O eu, o outro e o nós”, com base na Ciências da Religião segundo a BNCC. Primando pela “voz do professor” a pesquisa analisou as respostas de quatorze docentes de João Pessoa-PB. Após observar, constatar e correlacionar os entendimentos dos participantes, considerando-se as contribuições da Hermenêutica Filosófica, examinou-se as explicações. Investigação que constatou 5 achados principais, a saber: a ausência de referenciais sobre a fundamentação teórica na Ciências da Religião. A ausência de descrições e associações de referenciais a respeito de embasamento teórico de metodologias de ensino. Separação entre a teoria e a prática na docência. O problema da dissociação e do paralelismo entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos disciplinares da Ciências da Religião. A ausência de discernimentos dos temas fundamentais da Didática. Visto que, somente, o uso e a aplicação de técnicas e recursos didáticos foram constatados. Infere-se ao sublinhar 3 modos como os achados deste estudo, podem contribuir com as duas faces da formação profissional (a inicial e a continuada) em relação ao “como ensinar”, ou seja: o lugar primordial que a Didática no Ensino Religioso necessita assumir para o exercício profissional da docência. A fundamentação do “Conhecimento Religioso”. E o “como ensinar” sobre “O eu, o outro e o nós”.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Externo à Instituição - ADECIR POZZER
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO