PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: RENATA TATIANNE DE LIMA SILVA

DISCENTE: RENATA TATIANNE DE LIMA SILVA
DATA: 15/12/2023
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA NA ESCOLA: MEDITAÇÃOE E CUIDADO DE SI NA ÓTICA DE MICHEL FOUCAULT
PALAVRAS-CHAVES: meditação, ensino religioso, ciências das religiões, espiritualidade
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Este trabalho versou sobre o tema meditação a partir da experiência dos professores de ensino religioso da cidade de Bayeux no estado da Paraíba. Teve o intuito de investigar o uso das práticas meditativas entre os professores e no âmbito educacional, tendo como paramêtro a laicidade da prática. Para isso, foram feitas pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo, sendo o objeto explorado a meditação no conceito de ´´cuidado de si`` do filosofo Michel Foucault .A partir dessa fundamentação foi aplicado um questionário entre os professores no intuito de perceber quais suas experiências e aceitação em relação as práticas de meditação e como essas práticas tiveram ou não influência no combate ao estresse advindo das atividades laborais do ambiente escolar na época da pandemia do Covid 2019 em especial. Além disso, se buscou verificar se os professores utilizam ou já utilizaram essas práticas em sala de aula e quais os possiveis benefícios obtidos de modo geral. De acordo com pesquisas bibliográficas, a meditação vem sendo reconhecida e praticada como ferramenta capaz de auxiliar na promoção da saúde e bem-estar combatendo os fatores estressores por diversos profissionais incluindo os da educação e, portanto, extendendo os benefícios obtidos a seus ambientes de trabalho. Nas escolas por exemplo, a meditação vem sendo introduzida aos poucos por professores de diversas áreas, no entanto nosso objetivo foi mostrar iniciativas e resultados derivados da prática da meditação na expectativa dos professores de ensino religioso. Para tanto, utilizamos por base teórica, a abordagem filosófica de Michel Foucault, reforçando a ideia da busca pelo autoconhecimento através do cuidado de si atrelado ao autocuidado por meio da prática da meditação, pois essa valiosa ferramenta pode e deve ser explorada além do sentido espiritual como também de forma laica, haja vista que o autoconhecimento é algo benéfico e a espiritualidade é inerente ao ser humano independente de sua crença ou da falta dela. Por fim, nossa pesquisa foi centrada no contexto temporal da Pandemia do COVID 19, onde prevaleceu o ensino remoto com todos os desafios que este período ofereceu aos docentes.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA