PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA BETÂNIA NERES CARNEIRO

DISCENTE: MARIA BETÂNIA NERES CARNEIRO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Google meet: link: https://meet.google.com/ard-zrpf-ygs
TÍTULO: DA LUTA PELA TERRA À LUTA PELA ESCOLA NO E DO CAMPO: DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA TIRADENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo, Educação Infantil, Educação Popular; Temas Geradores
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: Este trabalho de dissertação, vinculado à Linha de Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba tem como objeto de estudo objeto de estudo compreender como se deu a luta pela terra e pela escola no e do campo, tendo como foco o trabalho com propostas pedagógicas com crianças filhas de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, de acordo com os princípios da Educação do Campo e as diretrizes da Educação infantil, a partir da percepção dos professores que atuam na Educação Infantil, na Escola do Assentamento Tiradentes. No decorrer da investigação mergulhamos na história de luta pela conquista da terra e da escola que se travou de forma indissociável, como duas dimensões da mesma luta, representando uma luta por uma escola do e no campo. Uma luta para conquistar uma escola pedagogicamente identificada com a Educação do Campo. Diante dessa problemática enfrentada em sala de aula surgiram algumas indagações: como se deu a luta pela terra e por uma escola no e do campo? Quais as estratégias pedagógicas utilizadas pelos/as educadores para conciliar o currículo oficial com a proposta da Educação do Campo e das diretrizes da Educação Infantil? Quais as dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores? Pesquisar sobre essa problemática e aprofundar o conhecimento dessa temática é relevante para contribuir para compreensão de como desenvolver uma proposta de Educação do Campo na Educação Infantil em escolas do campo. Frente a essa problemática foi definido como objetivo geral: analisar a luta pela terra e pela escola no e do campo na Escola Tiradentes. Objetivos Específicos: verificar como é feita articulação do currículo instituído pelo sistema educacional contextualizando com a realidade dos educandos; identificar as possibilidades da Educação do Campo na educação infantil e os fatores que interferem na execução das práticas pedagógicas. A metodologia de natureza qualitativa utilizou como técnicas de construção de dados entrevista semiestruturada três professoras e um professor e análise de documentos da política de Educação do Campo e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Os resultados apontam que a luta pela terra foi indissociável da luta pela educação e pela escola no e do campo. A luta pela terra se deu na Fazenda Gendiroba, no município de Mari-Pb e durou mais de um ano até a conquista do Assentamento, enquanto a luta pela escola durou cerca de 12 anos, de 1999 quando se inicia o acampamento e foi até 2012, quando foi construído o prédio onde funciona atualmente a escola, conquistando-se assim a Escola no campo. Concomitante ocorre um movimento que busca construir um projeto educativo com os princípios da Educação do campo, constituindo assim uma escola do campo. Nesse caminho tem conseguido alguns avanços e desafios para conciliar o currículo imposto pela BNCC e o proposto pela escola.
Presidente - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA