PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (PPGEP)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE MONTEIRO DA SILVA
DATA: 22/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Acacia - PPGEP/DEP/CT
TÍTULO: MENSURAÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS INCORRIDOS EM UMA OPERAÇÃO DE IMPORTAÇÃO DE UMA CARGA GRANEL LIQUIDA NO PORTO DE CABEDELO-PB
PALAVRAS-CHAVES: Custos; portos; logística.
PÁGINAS: 57
RESUMO: Os portos são elementos importantes para a economia de um país, pois são as principais portas de entrada e saída do comércio exterior, uma vez que é ponto de passagem de boa parte das mercadorias (Souza Júnior, Nobre Júnior, & Prata, 2008). Eles funcionam como os nós das redes logísticas, por onde circulam, de forma simultânea e sincrônica, fluxos de produtos cada vez mais fragmentados e mais aleatórios e onde se estabelecem atividades que agregam valor aos produtos em circulação. A literatura é rica em trabalhos práticos e teóricos aplicados em portos. Exemplos práticos podem ser destacados como os de (Shi, 2015), que investigou a cadeia de suprimentos no porto do golfo de Guangxi Beibu – China, ou (Clott & Hartman, 2016) que realizou um trabalho similar no porto de Chicago – EUA e (Cheng & Wang, 2016) em Hong Kong. (Cai, Peng, & Destech Publicat, 2014), (M. Akhavan, 2017) e (G. W. Y. Wang, Zeng, Li, & Yang, 2016) focaram seus estudos em operações logísticas e seu papel no desenvolvimento do porto e da hinterlândia (área geográfica e infraestrutura pela qual as cargas veem do interior até o porto). O desenvolvimento portuário e sua integração com a hinterlândia também são foco dos estudos de (Garcia-Alonso, Martinez-Pardo, & Vallejo-Pinto, 2016), (Sugawara, 2017) e (Lonza & Marolda, 2016). Assim, diferentemente das pesquisas ora apresentadas, este trabalho visa oferecer um framework para a identificação e compreensão dos agentes envolvidos na cadeia logistica portuária assim como aplicar o activity based costing (ABC) para mensurar os custos logísticos incorridos em uma operação de importação de carga granel liquida escoada pelo Porto de Cabedelo – PB, localizado no estado da Paraíba. Isto diferenciará este trabalho dos anteriores pela realização de um estudo aprofundado não só da cadeia logística da operação de importação através de um porto público nacional, mas também por apresentar os custos logísticos de tal operação e como eles impactam os custos totais. Trabalhos citados anteriormete já discutiram a importância dos custos logisticos não só no contexto portuário mas para empresas e para os sistemas de custo como um todo, a correta mensuração dos mesmos é ponto de partida para tomada dedecisões visando o melhorando do desenpenho financeiro e operacional de qualquer instituição. Desta forma este trabalho visa responder a seguinte questão: Como mensurar os custos logisticos de uma carga granel liquida escoada atraves de um porto público? E quais impactos esse custo oferece para o custo total de aquisição desta carga?
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2225575 - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE
Interno - 2317198 - PAULO ROTELA JUNIOR
Externo ao Programa - 1331488 - ALDO LEONARDO CUNHA CALLADO