PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA (PPGEM)

Nota de Pesar

É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos, colegas e orientandos de Rodinei Medeiros Gomes, professor permanente deste Programa, que nesta data, veio a óbito. A partida de Rodinei representa uma perda irreparável não apenas para sua família, mas também para este Programa e para a comunidade acadêmica como um todo.

Rodinei graduou-se em Engenharia Mecânica pela UFSC (1987), onde também obteve seu título de mestre em Processos de Fabricação (1993). Com doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Tokyo Institute of Technology/Japão (1997) e pós-doutorado em ligas de alta entropia pela Colorado School of Mines/EUA (2012), vinculou-se ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFPB em 2001. Nessas mais de duas décadas de pertencimento ao quadro de docentes da UFPB, Rodinei coordenou diversos projetos de pesquisa, orientou e supervisionou mais de 50 trabalhos acadêmicos nas modalidades de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de ser Pesquisador do CNPq. Como gestor, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica  e o Programa de Ciência e Engenharia de Materiais da UFPB.

Com forte atuação na área de processos de fabricação, Rodinei dedicava-se à pesquisa sobre transformações de fase no estado sólido e processamento, propriedades termomecânicas e caracterização microestrutural, ligas com memória de forma e materiais multicomponentes, sendo um de nossos principais pesquisadores nas áreas de materiais e metalurgia. Seu legado de conhecimento deixará uma marca indelével na história deste Programa e da instituição.

Neste momento de luto, compartilhamos o pesar de todos aqueles que conheceram e trabalharam ao lado de Rodinei. Que suas contribuições valiosas para a pesquisa nacional sejam lembradas e celebradas, e que seu legado continue a inspirar futuras gerações de pesquisadores. À família, expressamos nossos votos de conforto pelo seu ente querido durante este período difícil. Estamos certos de que o Colegiado deste Programa endossa nossos sentimentos. Descanse em paz, nobre colega Rodinei.

Com tristeza e pesar,

João Pessoa 13 de setembro de 2023

Prof. Moisés Dantas dos Santos

Coordenador do PPGEM/UFPB

Prof. Gustavo Charles Peixoto de Oliveira

Vice-Coordenador do PPGEM/UFPB

Condolence Note

It is with deep sorrow that we express our heartfelt condolences to the family, friends, colleagues, and students of Rodinei Medeiros Gomes, a permanent professor in this Program, who passed away on this date. The loss of Rodinei is irreparable not only for his family but also for this Program and the academic community as a whole.

Rodinei graduated in Mechanical Engineering from UFSC/Brazil (1987), where he also obtained his master's degree in Manufacturing Processes (1993). With a Ph.D. in Metallurgical Engineering from the Tokyo Institute of Technology/Japan (1997) and a postdoctoral fellowship in high-entropy alloys from the Colorado School of Mines/USA (2012), he joined the Department of Mechanical Engineering at UFPB in 2001. In his more than two decades as a faculty member at UFPB, Rodinei coordinated various research projects, supervised and mentored over 50 academic works in the forms of undergraduate research, master's theses, doctoral dissertations, and postdoctoral research, in addition to being a CNPq/Brazil researcher. As an administrator, he led the Graduate Program in Mechanical Engineering and the Science and Materials Engineering Program at UFPB.

With a strong presence in the field of manufacturing processes, Rodinei devoted his research to solid-state phase transformations and processing, thermomechanical properties and microstructural characterization, shape memory alloys, and multicomponent materials, making him one of our leading researchers in the fields of materials and metallurgy. His legacy of knowledge will leave an indelible mark on the history of this Program and this institution.

During this time of mourning, we share the grief of all those who knew and worked alongside Rodinei. May his valuable contributions to national research be remembered and celebrated, and may his legacy continue to inspire future generations of researchers. To the family, we express our wishes for comfort during this difficult period of mourning. We are confident that the Program's Board endorses our sentiments. Rest in peace, dear colleague Rodinei.

With sadness and condolences,

João Pessoa, September 13th, 2023