PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: THIAGO DA SILVEIRA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DA SILVEIRA CUNHA
DATA: 01/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 500
TÍTULO: ENTRE RISCOS, NARRATIVAS E LEMBRANÇAS: esboço de uma memória coletiva na arte de rua em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: graffiti; pixação; oralidade; memória; literatura
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Os graffiti e as pixacoes ha muito acompanham a historia das cidades. Inscrevem anseios populares, poesias, sentimentos, itinerarios, cronicas, memorias. Para muito alem do conteudo veiculado nas paredes, este trabalho busca atingir seus criadores e suas narrativas. De maneira geral, esse esforco comunga com a proposta politica dos Estudos Culturais, tonificando as vozes de personagens perifericos e suas memorias subterraneas (POLLAK, 1989). O movimento empreendido visa torna-los autores de sua propria memoria coletiva. Procuro realizar uma critica a partir de suas narrativas, explorando as relacoes entre a literatura, a memoria e a oralidade. Trago alguns dos marcos deste movimento urbano e discuto as aproximacoes e distanciamentos entre o graffiti e a pixacao ao longo do tempo, a partir de suas proprias fissuras internas e regimes de memoria. Alem disso, confronto-os ao que veiculam os orgaos oficiais a respeito, evidenciando seus movimentos criativos de subversao da lingua, tanto em sua grafia - piXacao - quanto ao nivel da adjetivacao. Nessa perspectiva, as narrativas oficiais costumam associar estas inscricoes a sujeira e ao vandalismo, termos que sao positivados por seus agentes. A reflexao sobre a memoria aprofunda os vinculos entre a subjetivacao e a rememoracao a partir de dispositivos disparados por Deleuze e Guattari (1972; 1992). Sob esse vies, a antropologia visual auxilia a analise dessas dobras no corpo, na voz e na situacao da narrativa oral (ZUMTHOR, 1997). Desse modo, o exercicio da critica pode atender os requisitos exigidos pelo seu oficio, alcancando um equilibrio entre forma e conteudo, texto e contexto (EAGLETON, 2001; SARLO, 1997). A reflexao metodologica tem enfase na experiencia de campo. Com isso, procuro contribuir e incentivar as pesquisas sobre oralidade realizadas na area da literatura pelos “criticos-etnografos” que visam ir ao encontro fisico do outro, exercendo uma escuta humana e captando narrativas que, se nao fosse por esse esforco, so se ouviria falar a respeito. Confluindo com a hipotese de Paul Zumthor (1997), foi possivel reconhecer nos depoimentos dos grafiteiros e pixadores inumeros generos narrativos, encontrando enredos bem desenvolvidos do ponto de vista literario. Isto desestabiliza o objeto literario e o canone, revelando uma riqueza singular provida das vozes cotidianas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Interno - 1350518 - LIANE SCHNEIDER
Externo ao Programa - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA
Externo ao Programa - 3056140 - RINAH DE ARAUJO SOUTO