PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: RENATA BATISTA BENEDITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA BATISTA BENEDITO
DATA: 13/03/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 504 /CCHLA
TÍTULO:

Capitu no Cinema: do roteiro ao texto fílmico


PALAVRAS-CHAVES:
Dom Casmurro, adaptação, Capitu,
trama, focalização

PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
A literatura e o
cinema, embora possuam linguagens diferentes, visto que enquanto este se
utiliza de uma linguagem icônica aquela faz uso uma linguagem verbal, ambos
apresentam um traço característico que consiste na possibilidade de narrar um
enredo ficcional.  Esse traço é um dos
responsáveis pela relação existente entre essas duas artes. Relação essa
acentuada no processo de adaptação de uma arte para a outra. Pensando nisso, essa
dissertação consiste em um estudo sobre a adaptação do romance Dom Casmurro, de
Machado de Assis para o
cinema. Para tanto foram escolhidos para compor o corpus dessa pesquisa o filme Capitu,
de Paulo Cézar Saraceni e o roteiro homônimo escrito por Lygia Fagundes Telles
e Paulo Emilio Salles Gomes. Nosso objetivo é analisar como se deu a
transposição da narrativa de uma linguagem para a outra, observando o
tratamento cedido a elementos narrativos estruturais do romance nesse processo
de adaptação. Verificando como cada expressão artística apresenta as categorias:
trama, focalização e personagem, assim como a interpretação gerada por cada
obra. A fim de fundamentar a nossa pesquisa nos apoiamos em alguns teóricos e
críticos da literatura e do cinema. Nas análises de aspectos narrativos
buscamos, para ambas as artes, autores da teoria literária como o formalista
russo Tomachevski (1976), Gérard Genette (s/d), Antonio Candido (2007), Todorov
(2008) e da crítica referente a Dom
Casmurro. Em relação ao cinema, a fim de esclarecer questões referentes a
adaptação utilizamos reflexões de teóricos como Robert Stam (2003), Brian
McFarlane (1996),  Ismail Xavier (1996; 2003)
e João Batista de Brito (1995; 2006; 2007). Concluímos que a forma como os
acontecimentos são reordenados e
apresentados para nós espectadores, tanto pelo filme quanto pelo roteiro
alterou a construção dos personagens e a relação destes com os episódios do
livro.  

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Externo à Instituição - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA - UFRN
Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES