PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: LIGIO JOSIAS GOMES DE SOUSA

DISCENTE: LIGIO JOSIAS GOMES DE SOUSA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: VIDA E OBRA DO POETA POPULAR SURDO MAURÍCIO BARRETO: UM ESTUDO DE ABORDAGEM SEMIÓTICA
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica. Literatura Surda. Poeta Popular. Cultura Surda.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Embora os sujeitos surdos brasileiros compartilhem da mesma nacionalidade dos ouvintes, eles apresentam aspectos diferentes por se desenvolverem como cidadãos biculturais e bilíngues, e possuem aspectos peculiares da sua própria cultura, a cultura do povo surdo, que consiste em um povo sem demarcação geográfica. Sendo assim, este estudo pretende promover um melhor conhecimento por parte da sociedade brasileira sobre a cultura surda, sua língua, valores e crenças, a partir da teoria abordada pela Semiótica Greimasiana dialogando com os estudos sobre a Cultura Surda, com base nos autores Diana Barros, José Luiz Fiorin, Fátima Batista entre outros como Hall, Strobel e Peixoto. A proposta do presente trabalho foi estudar sobre a vida e obra do poeta popular nordestino, surdo, Maurício Barreto, em especial a poesia intitulada 24 de abril Lei da Libras, assim como, catalogar as suas obras (de todos os gêneros), fazer um levantamento biográfico do poeta e por fim, analisar a poesia escolhida com base nos três níveis de estudo semiótico: fundamental, narrativo e discursivo. Podendo assim mostrar a riqueza dessa Literatura, além de promover a preservação e a valorização desta herança cultural que é a Literatura Surda.
Interno - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Externo ao Programa - 1353258 - FABRICIO POSSEBON