PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: KESIA VIVIANE DA MOTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KESIA VIVIANE DA MOTA
DATA: 29/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Leituras e escritas de vida em A Resposta e Histórias Cruzadas: estratégias metaficcionais no Ensino Fundamental, através do diálogo entre literatura, cinema e educação
PALAVRAS-CHAVES: Metaficção, Histórias cruzadas, A resposta, Ensino Fundamental, Cinema, Literatura.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o desafio de levar os conhecimentos que aprendemos na universidade à Educação Básica. Neste sentido, tem por objetivo a aplicação de um projeto didático relacionado a estratégias metaficcionais, no Ensino Fundamental, tendo como corpus o romance A Resposta, de Kathryn Stockett (2013), e sua adaptação fílmica Histórias Cruzadas, de Tate Taylor (2012). Trata-se de uma investigação interdisciplinar que procura articular conhecimentos de três áreas: literatura, cinema e educação. Através da pesquisa bibliográfica e interpretativa, aliada à aplicação de um projeto didático, em sala de aula do Ensino Fundamental (anos finais), a pesquisa investiga a viabilidade do ensino do conceito de metaficção e seus recursos, no ensino básico, através da transposição didática. O projeto didático segue a proposta da professora Socorro Pacífico Barbosa (2011), de ensino da literatura através de temas caracterizadores. Ao analisar os recursos metaficcionais do corpus, algumas temáticas relevantes são acionadas e discutidas no decorrer do trabalho: preconceito, racismo, alteridade, autonomia, protagonismo feminino, opressão, relações de poder, dentre outras. Para articular o recurso estético às políticas que ele representa, contamos com a fundamentação teórica de Adrienne Rich (2017), Angela Davis (2018), bell hooks (2017-A; 2017-B), Djamila Ribeiro (2018; 2020), Dora Gago (2021), Genilda Azerêdo (2016), Hélène Cixous (2017), Joice Berth (2019) e Paulo Freire (1987; 2020). Quanto ao potencial pedagógico do cinema, trazemos reflexões de autores como Fresquet (2010; 2013), Migliorin (2010), Pimentel (2011), Rancière (2012; 2018), Xavier (2008), além de Bergala (2008), especificamente sobre a relação entre literatura, cinema e educação. A fundamentação teórica a respeito da leitura literária como objeto de estudo, no ensino básico, conta com Antonio Candido (2004), Barbosa (2011), Cosson (2019; 2020; 2021), Dalvi (2013; 2021), Jouve (2012), Leahy-Dios (2004), Rojo (2013), Segabinazi (2011), Sodré (2012) e Zilberman (2004; 2021). Quanto às estratégias da metaficção, fundamentamos a análise em Hutcheon (1980; 1993; 2000; 2013), Bernardo (2010), Schor (1989), Stam (1981; 2003), Waugh (1984), Lodge (2020) e Azerêdo (2009; 2019). Os resultados da pesquisa demonstram o potencial pedagógico da metaficção e suas políticas, seja na literatura, seja no cinema, contribuindo, de modo significativo, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, interpessoais e críticas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARISTOTELES DE ALMEIDA LACERDA NETO
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - EDVANEA MARIA DA SILVA
Presidente - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO
Externo à Instituição - ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA