PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: NILMA BARROS SILVA

DISCENTE: NILMA BARROS SILVA
DATA: 30/05/2022
TÍTULO: CONTOS DO CEMITÉRIO: O PROTAGONISMO JUVENIL NA LITERATURA FANTÁSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Fantástico; literatura juvenil; Yak Rivais
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A presente dissertação tem como proposta apresentar o protagonismo juvenil na literatura fantástica usando como base a coleção Contos do Cemitério (1997), produzida pelo escritor francês Yak Rivais. A série é composta de seis livros: Sob o sol poente, sob o arco-íris, Na neblina, Ao vento de outono, Antes da tempestade e Depois da chuva. A partir da abrangência da coleção, foi necessário realizar um recorte, assim, três livros foram escolhidos e, de cada obra, um conto selecionado para ser corpus de análise desta pesquisa. Os contos selecionados foram: “Annick e a mão do diabo”, do livro Sob o sol poente; “O ogro de areia”, do livro Ao vento de outono; “Os defuntos se divertem”, do livro sob o arco-íris. A justificativa para escolha dessa coleção é que os textos trazem para o campo de estudo contos que apresentam uma representatividade juvenil em narrativas fantásticas. Ainda pouco traduzido no Brasil, Rivais é escritor, pintor e ex-professor, nascido em 1939, em Fougères. A coleção Contos do Cemitério (1997) é ilustrada pelo próprio autor e foi posteriormente adaptada para a linguagem visual, em forma de desenhos animados. Em todas as narrativas é no mesmo espaço, o Cemitério de São Patrício, que os jovens protagonistas enfrentam, sem medo, os inúmeros desafios a eles impostos. É com bravura, coragem e muita esperteza que eles vencem fantasmas, duendes, assombrações, vampiros, anões, a Morte, enfim, uma vasta galeria de seres do imaginário fantástico que estão presentes em todas as narrativas que compõem o volume. A metodologia do trabalho é a bibliográfica, cuja principal característica é o levantamento de estudos acerca do tema selecionado para análise. Para ancorar teoricamente nossos estudos, partimos das concepções de Colomer, (2003), Ceserani (2006) Todorov (1975), Camarani (2014), Roas (2014), Silva (2013), Rodrigues (1988), Vax (1963). Ainda que a ideia de conjunto percorra toda a obra, optamos por uma análise individual, a fim de destacar a singularidade de cada personagem e como eles se relacionam com os elementos fantásticos dos textos. Esperamos, com o desenvolvimento deste estudo, apresentar dois pontos merecedores de maior destaque entre as pesquisas brasileiras: a literatura infantojuvenil fantástica e a qualidade estética da obra de Yak Rivais.
Interno - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Externo à Instituição - JOÃO PAULO DA SILVA FERNANDES