PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: THIAGO GUILHERME CALIXTO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO GUILHERME CALIXTO
DATA: 30/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Das tragédias intimas às rupturas sociais: quando os amantes entram em cena no teatro de Nelson
Rodrigues
PALAVRAS-CHAVES: Amante; Desejo; Psicanálise; Infidelidade; Drama; Nelson Rodrigues.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As tragédias da vida cotidiana desnudam às sombras que se avultam nos palcos do
inconsciente, que tecem as narrativas psíquicas a partir de um texto-corpo dramático
sobre o qual a cultura se inscreve. Estas marcas discursivas permeiam o teatro
rodriguiano, que percorre o avesso da moralidade, expondo os subúrbios dos costumes,
subvertendo os papéis sociais e sacralizando o pecado da infidelidade amorosa, como
traço constituinte do drama moderno. Por sua vez, a fidelidade emerge, sempre,
atrelada antagonicamente a infidelidade, tal imbricamento acontece devido ao modo
como são construídas historicamente as relações amorosas, fincadas, em sua quase
totalidade, na monogamia. Mesmo, segundo Barash e Lipton (2007) existindo fortes
indícios não só sociais, subjetivos, contextuais, mas também biológicos de que os seres
humanos não são monógamos por natureza, tão pouco às muitas outras espécies de
animais estão longe de sê-lo. Por outro lado, o amor romântico torna-se,
fundamentalmente, o sustentáculo dessas frágeis relações modernas, atrelando a
fidelidade sexual a uma qualidade moral inerente aos relacionamentos amorosos. Essa
ligação entre relacionamento amoroso e fidelidade sexual, expõe, muitas vezes, como
as margens entre o desejo e a moral são tênues, demonstrando, assim, o tão instável é
a superfície social sobre a qual os nossos valores estão assentados. Haddad (2009),
considerada, essa tensão um território complexo que forma uma teia de significações
que vai além da moral, das leis e dos bons costumes. Freud (1930, p.70) enveredou por
entre essas tortuosas instâncias, partindo das suas origens constatou que tais eventos
se desenham a partir de uma memória fantasiada de um tempo de plenitude que se
deseja repetir, essa busca é inevitável, também o são os percalços decorrentes dela, a
saber, todo o sofrimento produzido pela perda dos objetos amados originários e os que
se seguem durante a vida. A partir de uma de uma tríade dramática, propomos
percorrer as nuances do desejo (in)fiel a partir do papel do amante, que encarna, por
vezes, a simbologia máxima da infidelidade. Para isso trazemos a discussão três dramas rodriguianos, dispostos a partir da segmentação realizada por Magaldi (1996),
Peças psicológicas: A mulher sem pecado (1941), Peças míticas: Álbum de família
(1946) e Tragédias cariocas: Toda nudez será castigada (1965), a partir de um recorte
teórico que está fundamentado em uma larga base teórica, entre eles Freud (1905),
Foucault (2019), Haddad (2009), Hubert (2013), Fausto (2007), Castro (1992), Birman
(2016), Ackerman (1997), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ENEIDA MARIA GURGEL DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES