PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THIAGO GUILHERME CALIXTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO GUILHERME CALIXTO
DATA: 30/06/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Das tragédias intimas às rupturas sociais: quando os amantes entram em cena no teatro de Nelson Rodrigues
PALAVRAS-CHAVES: Amante; Desejo; Psicanálise; Infidelidade; Drama; Nelson Rodrigues.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: As tragédias da vida cotidiana desnudam às sombras que se avultam nos palcos do inconsciente, que tecem as narrativas psíquicas a partir de um texto-corpo dramático sobre o qual a cultura se inscreve. Estas marcas discursivas permeiam o teatro rodriguiano, que percorre o avesso da moralidade, expondo os subúrbios dos costumes, subvertendo os papéis sociais e sacralizando o “pecado” da infidelidade amorosa, como traço constituinte do drama moderno. Por sua vez, a fidelidade emerge, sempre, atrelada antagonicamente a infidelidade, tal imbricamento acontece devido ao modo como são construídas historicamente as relações amorosas, fincadas, em sua quase totalidade, na monogamia. Mesmo, segundo Barash e Lipton (2007) existindo fortes indícios não só sociais, subjetivos, contextuais, mas também biológicos de que os seres humanos não são monógamos por natureza, tão pouco às muitas outras espécies de animais estão longe de sê-lo. Por outro lado, o amor romântico torna-se, fundamentalmente, o sustentáculo dessas “frágeis” relações modernas, atrelando a fidelidade sexual a uma qualidade moral inerente aos relacionamentos amorosos. Essa ligação entre relacionamento amoroso e fidelidade sexual, expõe, muitas vezes, como as margens entre o desejo e a moral são tênues, demonstrando, assim, o tão instável é a superfície social sobre a qual os nossos valores estão assentados. Haddad (2009), considerada, essa tensão um território complexo que forma uma teia de significações que vai além da moral, das leis e dos bons costumes. Freud (1930, p.70) enveredou por entre essas tortuosas instâncias, partindo das suas origens constatou que tais eventos se desenham a partir de uma “memória fantasiada de um tempo de plenitude que se deseja repetir, essa busca é inevitável, também o são os percalços decorrentes dela, a saber, todo o sofrimento produzido pela perda dos objetos amados originários e os que se seguem durante a vida”. A partir de uma de uma tríade dramática, propomos percorrer as nuances do desejo (in)fiel a partir do papel do amante, que encarna, por vezes, a simbologia máxima da infidelidade. Para isso trazemos a discussão três dramas rodriguianos, dispostos a partir da segmentação realizada por Magaldi (1996), Peças psicológicas: A mulher sem pecado (1941), Peças míticas: Álbum de família (1946) e Tragédias cariocas: Toda nudez será castigada (1965), a partir de um recorte teórico que está fundamentado em uma larga base teórica, entre eles Freud (1905), Foucault (2019), Haddad (2009), Hubert (2013), Fausto (2007), Castro (1992), Birman (2016), Ackerman (1997), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ENEIDA MARIA GURGEL DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES