PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: SAYONARA SOUZA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAYONARA SOUZA DA COSTA
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Vozes de mulher em Moçambique: Hirondina Joshua e os Ângulos da Casa
PALAVRAS-CHAVES: Autoria. Feminina. Moçambique. Poesia. Casa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Outras Literaturas Vernáculas
RESUMO: A presente pesquisa visa suscitar discussões em relação à literatura de autoria feminina em Moçambique, como também difundir nomes de mulheres que escrevem neste país. Os objetivos estão pautados em verificar os processos estéticos e ideológicos que enquadram essas produções e como enfrentam as dificuldades que perpassam uma sociedade patriarcal, que teve seu marco inicial da literatura ainda tardio, por causa do processo de colonização portuguesa. Dessa maneira, serão feitas às análises dos sete primeiros poemas do livro; verificando às temáticas que surgem, assim como emerge a figura da casa e a simbologia dos números que representam os títulos dos textos. O estilo de escrita, a questão da subjetividade e da metafísica também são elementos que serão verificados ao longo da pesquisa. A relevância deste estudo consiste em conceder espaço às novas vozes de escritoras moçambicanas, para que seus escritos tenham destaque e suas inquietaçaões estejam abertas a novas leituras. O corpus utilizado é o livro Ângulos da casa (2016), da escritora Hirondina Joshua. O livro foi publicado em Moçambique no ano de 2016 e no Brasil em 2017. Algumas observações serão feitas ao longo do escrito, a questão da autoria feminina, como já mencionado, é uma delas, pois ainda existe uma grande problemática que envolve esta questão. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: o primeiro capítulo trata da questão da autoria feminina em Moçambique, por meio de um apanhado histórico relacionado à precursora, mãe dos poetas moçambicanos, Noémia de Sousa, até chegarmos as autoras contemporâneas: Sónia Sultuane, Tánia Tomé e Rinkel. O segundo capítulo é dedicado a Hirondina Joshua, o lugar dela na literatura do seu país e a questão da introspecção presente em seus poemas. O terceiro capítulo é composto pela discussão teórica em relação ao espaço, a casa, a simbologia dos números até adentramos, de fato, às análises dos sete primeiros poemas que compõem os Ângulos da casa (2016). Feito isto, teremos um panorama mais claro de como o processo de autoria feminina é construído em Moçambique e como essas vozes de mulheres têm buscado seus lugares enquanto escritoras. Assim, concluiremos com a análise da poesia de Joshua, dentro do recorte estabelecido, e a produção literária de autoria feminina moçambicana sob a ótica de escritos que a antecederam. Para isto, faremos uso de conceitos teóricos voltados para a simbolologia da casa, utilizando os fundamentos da poética dos espaços de Bachelard (2008), que perpassa o estudo psicológico dos lugares físicos; a contribuição de Xavier (2012) no que tange a casa e as memórias afetivas positivas ou negativas, como também a questão histórica da literatura moçambicana a partir dos escritos de Noa (2017). Além destes, utlizaremos os postulados teóricos de Chevalier (2009); Chiziane (2016); Almeida (2015), Borges Filho (2007), Brandão (2015), Compagnon (2010), Eagleton (2006), entre outros.
Presidente - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS
Interno - 922.596.340-87 - CÍNTIA ACOSTA KÜTTER - UFRA