PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: NAILA CORDEIRO EVANGELISTA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAILA CORDEIRO EVANGELISTA DE SOUZA
DATA: 31/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O LUGAR ONDE NASCE A DOR: A MULHER E O VAZIO EM O PESO DO PÁSSARO MORTO, DE ALINE BEI
PALAVRAS-CHAVES: Dor; Literatura brasileira contemporânea de autoria feminina; Aline Bei.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo investigar a categoria dor na poética da escritora Aline Bei (1987-), analisando de modo específico como ela se insere no romance de estreia da autora, O peso do pássaro morto (2017). A pesquisa defende a tese de que a dor, dentro da narrativa, liga-se indistintamente ao feminino e ao vazio. Em um primeiro momento, pretendemos refletir acerca da quarta onda do movimento feminista e de suas reverberações na literatura brasileira contemporânea de autoria feminina, na medida em que essa demarcação se constitui enquanto o contexto digital e físico habitado pela autora referida, bem como na área de crítica literária feminista. Intentamos, ainda, demonstrar as pluralidades de vozes femininas na literatura contemporânea e suas imbricações no que tange à dor feminina, e o nascimento de alguns projetos em prol da valorização da literatura de autoria feminina/feminista no Brasil. Para tanto, utilizamos os fundamentos teóricos e críticos de Martinez (2019), Dalcastagnè (2012), Paredes (2020), Costa (2010), Biroli (2014), entre outras, e o aporte literário de Evaristo (2016), Dorrico (2019), Paim (2009) e Pantaleão (2020). Num segundo momento, buscamos delinear a construção do projeto literário de Aline Bei, que tem uma perspectiva estética baseada na escrita da dor, por meio dos espaços vazios e dos silêncios, e uma perspectiva ideológica baseada na expressão de dores das mulheres, atravessada pelos questionamentos oriundos das lutas e experiências femininas e feministas. Para tal, utilizamos fundamentos de Steiner (1988), Paz (1982), Figueiredo (2020), Wittgenstein (1999), Spinoza (2020), Cunha (2012) em diálogo ao primeiro e segundo romances da autora, bem como de alguns de seus contos. Por fim, a partir de Saffioti (1987), Sontag (2015), Lerner (2019), Bachelard (2001), Xavier (2012; 2021), entre outros, intencionamos localizar e demonstrar de maneira esmiuçada a maneira pela qual, em O peso do pássaro morto (2017), os vazios impressos nas páginas interligam-se e constituem a experiência feminina da dor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS
Interno - 1410297 - AMANDA RAMALHO DE FREITAS BRITO
Externo à Instituição - ANA PATRÍCIA FREDERICO SILVEIRA