PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
3216-7335/7335
Notícias
Banca de DEFESA: CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO
DATA: 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: SOBRE O HERÓI ROMANESCO: A EDUCAÇÃO SENTIMENTAL, DE GUSTAVE FLAUBERT, E QUARUP, DE ANTÔNIO CALLADO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Francesa; Literatura Brasileira; Herói romanesco.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho consiste na realização de um estudo de caráter comparativo entre A
educação sentimental, de Gustave Flaubert, e Quarup, de Antonio Callado. Optamos por
estudar as obras que constituem nosso corpus a partir de uma categoria analítica
estrutural: o herói romanesco. Nesse sentido, nossa proposta foi desenvolvida com base
na ideia de que é possível perscrutar uma possibilidade de leitura capaz de representar
uma contribuição original para a fortuna crítica de ambas as obras. Nossa hipótese de
pesquisa pautou-se, inicialmente, na observação de convergências presentes na
construção dos heróis romanescos nelas apresentados, de modo que isso nos instigou a
pensarmos na maneira como esses heróis modernos agem no sentido de realizarem suas
metas existenciais e inserem-se em contextos sócio-históricos complexos que repercutem
na configuração subjetiva deles. Observamos, ainda, os recursos estéticos empregados
por seus respectivos autores para a construção desses heróis, além de analisarmos, na
linha do que György Lukács (2000) apresenta no ensaio A teoria do romance, que se
constitui a perspectiva teórica que adotamos, como Frédéric Moreau e Nando poderiam
ser categorizados em se tratando da tipologia apresentada pelo teórico. Como resultado
final, percebemos a pertinência do estudo comparativo sugerido, pois essas obras
apresentam convergências e divergências que nos possibilitaram reflexões significativas
acerca da categoria analítica que estudamos. Também foi possível discutir Frédéric
Moreau como herói do romantismo da desilusão e Nando como herói que apresenta traços
do herói da educação em suas especificidades. Como procedimento essencial de nosso
estudo, recorremos a uma pesquisa bibliográfica pautada no recolhimento, leitura e
análise de materiais indispensáveis para a construção dos debates para os quais nos
direcionamos. O levantamento de fortuna crítica nos possibilitou estabelecer algumas
linhas gerais que foram significativas para a compreensão desses romances distanciados
por um século e por mimetizarem espaços socioculturais, sociopolíticos e sócio-históricos
de países distintos. Para desenvolvimento de nosso debate, recorremos a estudiosos que
contribuíram profundamente para nossa investigação, dentre os quais, na Europa, Lukács
(2000), Marx (2012), Hobsbawn (1996) e Oehler (1999); e, no Brasil, Candido (2010),
Rosenfeld (2000), Chiappini (2000), Gouveia (2011), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - AURICÉLIO FERREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARTA MARIA ARAGAO MACIEL