PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍCERO ÉMERSON DO NASCIMENTO CARDOSO
DATA: 28/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: SOBRE O HERÓI ROMANESCO: A EDUCAÇÃO SENTIMENTAL, DE GUSTAVE FLAUBERT, E QUARUP, DE ANTÔNIO CALLADO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Francesa; Literatura Brasileira; Herói romanesco.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho consiste na realização de um estudo de caráter comparativo entre A educação sentimental, de Gustave Flaubert, e Quarup, de Antonio Callado. Optamos por estudar as obras que constituem nosso corpus a partir de uma categoria analítica estrutural: o herói romanesco. Nesse sentido, nossa proposta foi desenvolvida com base na ideia de que é possível perscrutar uma possibilidade de leitura capaz de representar uma contribuição original para a fortuna crítica de ambas as obras. Nossa hipótese de pesquisa pautou-se, inicialmente, na observação de convergências presentes na construção dos heróis romanescos nelas apresentados, de modo que isso nos instigou a pensarmos na maneira como esses heróis modernos agem no sentido de realizarem suas metas existenciais e inserem-se em contextos sócio-históricos complexos que repercutem na configuração subjetiva deles. Observamos, ainda, os recursos estéticos empregados por seus respectivos autores para a construção desses heróis, além de analisarmos, na linha do que György Lukács (2000) apresenta no ensaio A teoria do romance, que se constitui a perspectiva teórica que adotamos, como Frédéric Moreau e Nando poderiam ser categorizados em se tratando da tipologia apresentada pelo teórico. Como resultado final, percebemos a pertinência do estudo comparativo sugerido, pois essas obras apresentam convergências e divergências que nos possibilitaram reflexões significativas acerca da categoria analítica que estudamos. Também foi possível discutir Frédéric Moreau como herói do romantismo da desilusão e Nando como herói que apresenta traços do herói da educação em suas especificidades. Como procedimento essencial de nosso estudo, recorremos a uma pesquisa bibliográfica pautada no recolhimento, leitura e análise de materiais indispensáveis para a construção dos debates para os quais nos direcionamos. O levantamento de fortuna crítica nos possibilitou estabelecer algumas linhas gerais que foram significativas para a compreensão desses romances distanciados por um século e por mimetizarem espaços socioculturais, sociopolíticos e sócio-históricos de países distintos. Para desenvolvimento de nosso debate, recorremos a estudiosos que contribuíram profundamente para nossa investigação, dentre os quais, na Europa, Lukács (2000), Marx (2012), Hobsbawn (1996) e Oehler (1999); e, no Brasil, Candido (2010), Rosenfeld (2000), Chiappini (2000), Gouveia (2011), dentre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREY PEREIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - AURICÉLIO FERREIRA DE SOUZA
Externo à Instituição - MARTA MARIA ARAGAO MACIEL