PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CAIO ANTONIO DE MEDEIROS NOBREGA NUNES GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO ANTONIO DE MEDEIROS NOBREGA NUNES GOMES
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Multimídia C
TÍTULO: Articulações da paródia na coleção Devorando Shakespeare
PALAVRAS-CHAVES: paródia; metaficção; literatura brasileira contemporânea; interculturalidade; intertextualidade; intermidialidade; Shakespeare.
PÁGINAS: 194
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Essa tese constitui um estudo acerca da paródia nos três romances que compõem a coleção Devorando Shakespeare, publicada no Brasil entre os anos 2006 e 2007. São eles: Trabalhos de amor perdidos (2006), de Jorge Furtado, que retoma a trama da peça homônima de Shakespeare; A décima segunda noite (2006), de Luis Fernando Verissimo, intertexto construído a partir da comédia Noite de Reis; Sonho de uma noite de verão (2007), de Adriana Falcão, escrito com base nos eventos da celebrada peça que empresta seu título à narrativa brasileira. Em relação a essas narrativas, são analisados desdobramentos metaficcionais em três níveis de articulação – cultural, textual-verbal e midiático. Além disso, argumentamos que cada um desses níveis está conectado a um ethos específico da paródia, o que resultou em discussões sobre devoração intercultural, crítica intertextual – na forma de uma ficção teórico-crítica – e memória intermidiática. Nosso referencial teórico-metodológico é composto especialmente pelas discussões de Hutcheon (2000), Rose (1979) e Dendith (2000), no que concerne à paródia; por Currie (1995), Hutcheon (1980) e Waugh (1984), em relação à metaficção; por Al-Shara (2009), Fux e Moreira (2008) e Greaney (2006), sobre os postulados da ficção teórico-crítica; e por Bruhn (2016), Rajewsky (2012) e Wolf (2011), em relação à intermidialidade. A partir das análises feitas, foi possível concluir que a paródia é uma estratégia criativa repleta de nuances e substancialmente complexa: os entre-lugares que nutrem a paródia possibilitam diversas novas possibilidades interpretativas, diversas novas chaves de entrada e de saída para as obras, que podem ser muito importantes em meio às distorções e aos novos arranjos visuais decorrentes da reflexividade da casa de espelhos que caracteriza os textos metaficcionais da coleção Devorando Shakespeare.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDVANEA MARIA DA SILVA
Presidente - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO
Externo à Instituição - LUCIA FATIMA FERNANDES NOBRE
Interno - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES
Externo à Instituição - ROSANGELA NERES ARAUJO DA SILVA