PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA CESAR DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA CESAR DE OLIVEIRA
DATA: 24/03/2023
LOCAL: plataforma meet: /meet.google.com/tyw-cuvt-rdo/
TÍTULO: “Uma análise dos dados (auto)biográficos na poesia de Marcos Siscar”
PALAVRAS-CHAVES: Marcos Siscar. Autobiografia. Nome próprio. Assinatura. Jacques Derrida.
RESUMO: Marcos Siscar é um poeta e crítico literário que publica obras literárias e críticas relevantes para o cenário nacional, devido à intrínseca relação entre o poeta e o crítico Siscar, fez-se necessário encontrar um elemento que relacionaria essas duas perspectivas. Com isso em vista, verificamos como um possível elo, a autobiografia, por isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar como materializam-se os traços autobiográficos nas obras poéticas de Marcos Siscar, esses são apresentados a partir do cotejo crítico do escritor brasileiro, que, por sua vez, possui como influência teórica os ideais de Jacques Derrida. Em nosso trabalho a análise autobiográfica ocorre através da investigação da presença dos quase-conceitos “nome próprio” e “assinatura”, para Derrida, esses são elementos constituintes da sua proposta autobiográfica nomeada pelo filósofo francês como “otobiografia”. Encontramos essa discussão derridiana em Otobiographies (1985), Margens da Filosofia (1991), Paixões (1995). Ademais, elencamos essas obras, porque é a partir delas que o crítico Siscar desenvolve sua leitura sobre a “otobiografia”, apresentadas, por exemplo, nos ensaios “Paixão ingrata” (2012); “Como dar razão a Jean Genet” (2012). Dessa forma, nossa pesquisa se debruçou a investigar a presença do “nome próprio” e da “assinatura” em poemas publicados em Metade da arte (2003), em O roubo do Silêncio (2006) e em Isto não é um documentário (2019). No primeiro momento apresentamos a leitura crítica de Siscar sobre a “otobiografia”, por sua vez, no segundo, verificamos como se faz presente esses elementos nos textos líricos. Por fim, concluímos que a autobiografia pode ser considerada um traço recorrente na poesia de Marcos Siscar.
Presidente - 1285167 - ELAINE CRISTINA CINTRA
Interno - 1049017 - MARTA PRAGANA DANTAS