PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JÉSSICA SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JÉSSICA SOUSA LIMA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: meet
TÍTULO: Himba, Madia e Luemba: infâncias e resistências em “Se o passado não tivesse asas”, de Pepetela
PALAVRAS-CHAVES: Infância. Violência. Se o passado não tivesse asas. Pepetela
RESUMO: “Se o passado não tivesse asas”, romance escrito por Pepetela e publicado em (2016), retrata dois momentos sócio-político-histórico de Angola. Este trabalho tem o intuito de analisar as relações entre literatura, representações e identidades com ênfase no protagonismo da personagem criança e nas inúmeras violências agravadas pelo contexto de duas guerras. Também no interessam os percursos do escritor no processo de descolonização do saber, do poder e do ser. Por fim, afunilamos a pesquisa em torno das personagens Himba, Madia e Luemba em suas tramas de violências urbana, familiar e sexual, pois a representação literária de experiências fornece um importante espaço de enunciação e análise de vivências individuais e coletivas, inscritas na memória singular e social da nação angolana.
Presidente - 1347382 - ANA CRISTINA MARINHO LUCIO
Interno - 1757884 - SAVIO ROBERTO FONSECA DE FREITAS