PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: HILDENIA ONIAS DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HILDENIA ONIAS DE SOUSA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Currículo. Ensino da literatura. Letramento literário.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa de abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos objetivou a elaboração de uma proposta para o ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental, com foco no letramento literário. Para tanto, o percurso traçado é composto por: uma revisão bibliográfica sobre ensino da literatura, compreendida no decênio 2011- 2020; uma leitura da BNCC, como documento orientador dos currículos escolares; assim como uma abordagem sobre currículo e literatura. O aporte teórico sobre letramento literário baseia-se na acepção brasileira tomada nos estudos de Paulino (2004, 2005, 2010) e Cosson (2006, 2020, 2021, 2022). No que tange às concepções sobre currículo, buscou-se autores como Sacristán (2013), Saviani (2016), Santomé (2013), além de outros autores. Para as concepções teóricas sobre literatura, recorreu-se a Culler (1999), Eagleton (2003), Aguiar (2004) e Compagnon (2014) a fim de se discorrer sobre as tentativas de conceituação e se chegar à concepção adotada pelo letramento literário. Cumprindo esse percurso, procedeu-se à elaboração da proposta que consistiu na organização de etapas que privilegiam a construção do perfil de leitores, a organização das comunidades de leitores, as práticas de leitura, as estratégias de mediação, formação de uma estante literária e mobilização de conhecimentos. Dessa forma, entendendo-se que a escola deve praticar a justiça curricular (SANTOMÉ, 2013), o letramento literário é uma alternativa para contribuir para que isso aconteça, através da organização de tempos-espaços para a leitura, de bibliotecas que disponham de um bom acervo literário, que permita o manuseio de textos e de atividades contínuas, planejadas e sistematizadas para serem desenvolvidas dentro e fora da escola, respeitando-se as especificidades da comunidade de leitores. Nessa direção, espera-se que a escola contribua para alargar a noção de literatura para além dos textos escritos e legitimados como literários, trazendo outros textos, seja da tradição oral, da Internet, do cinema, dos meios de comunicação de massa, a fim de que o aluno compreenda que a literatura participa desses textos e eles, por sua vez, também participam da literatura. Nessa perspectiva, a presente pesquisa traz contribuições no sentido de oferecer uma análise crítica do material coletado sobre o ensino da literatura, reflexões sobre currículo, assim como uma proposta de ensino de literatura com foco no letramento literário, com a possibilidade de contribuir para a inserção do diverso no currículo escolar.
Externo à Instituição - ANA PAULA FRANCO NOBILE BRANDILEONE
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI