PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARGARIDA RODRIGUES DE ANDRADE BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARGARIDA RODRIGUES DE ANDRADE BORGES
DATA: 28/06/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A VERBO-VISUALIDADE NA OBRA DE DEIVID PEREIRA.
PALAVRAS-CHAVES: SignWriting. Sentido. Dialogismo. Ilustrações.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação discorre acerca de uma análise verbo-visual na obra artística produzida e adaptada pelo artista Surdo Deivid Pereira. Essa produção foi criada e adaptada para a cultura surda porque conta com a presença de recursos imagéticos do texto escrito em Libras por intermédio do sistema SignWriting - SW para escrita das línguas de Sinais. Suas produções são ilustrações que carregam linguagem verbal e não-verbal em seu plano promovendo comunicação visual. Nosso embasamento teórico advém de Bakhtin e do seu Círculo na tratativa das categorias teóricas: a noção de autoria, o auditório, o sentido, a ideologia, os signos, a estética, o estilo, a polifonia e particularmente a verbo-visualidade de Brait (2009; 2013). Temos como objetivo geral, descrever a partir dos sentidos as questões de estrutura e “conteúdo” da verbo-visualidade contida obra de Deivid Pereira. E nos objetivos específicos: discutir sobre a relação entre cultura surda, identidade e verbo visualidade; analisar as relações dialógicas existentes nas ilustrações; investigar a relação de sentidos verbo visual na obra de Deivid Pereira e identificar a forma como o texto verbal se apresenta no texto que compõe-se como texto verbo visual. Para isso pretendemos encontrar resposta para a seguinte indagação: Quais são os efeitos de sentidos do texto verbo-visual na obra de Deivid Pereira? Para responder a essa questão, propomo-nos a analisar três obras que abordam temáticas sociais relevantes como: violência contra a mulher, trabalho do corte de cana-de-açúcar e racismo. Adotamos a metodologia qualitativa de caráter e técnica documental para análise da produção de sentido no texto verbo-visual das obras acima citadas. Os dados confirmam que as obras analisadas são textos pertencentes à categoria verbo-visual e evidencia ideologias e valores da cultura Surda. Nos resultados da análise evidenciamos a categoria sentido, além de outras categorias teóricas advindas do pensamento de Bakhtin. Em virtude das produções artísticas circulam em diferentes espaços, sejam esses físicos ou digitais, na modalidade sinalizada ou escrita da Libras, como é o caso das obras aqui analisadas, enfatizamos que as criações artísticas de sujeitos Surdos evidenciam sua cultura surda por meio de experiências visuais na língua de sinais, o que incentiva o surgimento de novas formas de beleza artística
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA DAMASCENO DE MORAIS
Presidente - 1699051 - EDNEIA DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo à Instituição - MANASSES MORAIS XAVIER