PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
DATA: 20/07/2023
LOCAL: Sala do PPGL
TÍTULO: Vozes desviadas: as dissidências sexuais em propostas de intervenção no ensino de literatura do Profletras
PALAVRAS-CHAVES: Profletras; Ensino de literatura; dissidências sexuais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: O processo educativo pode ser doloroso, sobretudo quando práticas de violência são naturalizadas pelo regime da heteronormatividade e instituídas sobre aqueles que não correspondem a esta norma. Diante de tal conjuntura, as aulas de literatura podem oferecer espaços para práticas contranormalizadoras, especialmente quando os professores exploram as dissidências sexuais e de gênero presentes em obras literárias. Para investigar aspectos constituintes dessas abordagens, o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) é uma base de pesquisa relevante, pois nos trabalhos de conclusão do programa os professores-mestrandos apresentam propostas de intervenção no ensino de literatura e o resultado de suas práticas. Nesta dissertação, procura-se responder: Como as propostas de intervenção no ensino de literatura do Profletras abordam as dissidências sexuais e de gênero? O objetivo é identificar, descrever e avaliar as propostas de intervenção do Profletras no ensino de literatura que tratam das dissidências sexuais e de gênero. A revisão da literatura contempla o Profletras, com Fairchild (2017), Santos (2020); a relação literatura e educação, a partir de Souza (2014), Antunes (2015), Cosson (2020); e a teoria Queer, com Miskolci (2020), Louro (2020), Butler (2019), Preciado (2011), entre outros autores. O estudo se insere na abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de cunho documental e explanatório. No levantamento dos dados, identificou-se que, entre os trabalhos de conclusão disponíveis nos repositórios das 42 instituições de ensino superior associadas ao Profletras, as intervenções no ensino da literatura tratando de dissidências sexuais e de gênero ainda é quantitativamente restrito. No entanto, há duas propostas de intervenção que abordam com destaque essa temática: “Corpos estranhos: Fiando e desfiando o texto literário na sala de aula” (2016), de Cléria Santana de Souza, e “As questões de gênero e sexualidade em obras de literatura juvenil: contribuições para a formação leitora no ensino fundamental” (2019), de Gilvânia Morais da Silva Almeida. A conclusão é que essas duas propostas evidenciam a preocupação com o respeito às diferenças em contextos de ensino, mas enfrentam dificuldades para efetivar o letramento literário na escola, assim como a própria discussão das dissidências sexuais e de gênero.
Presidente - 414829 - RILDO JOSE COSSON MOTA
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES