PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: CAROLAINE MARINHO DA SILVA

DISCENTE: CAROLAINE MARINHO DA SILVA
DATA: 19/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: BNCC E TEORIA DO EFEITO ESTÉTICO ARTICULADA À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURAS LITERÁRIAS
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Teoria do Efeito Estético. Ensino de literatura. Leitura.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prioriza a formação de leitores-fruidores. Para isso, os docentes precisam de fundamentos teóricos e metodológicos. A fim de auxiliar a atuação docente, é mister pensar nas possíveis contribuições da Teoria do Efeito Estético (TEE) articulada à Teoria Histórico-Cultural (THC) conforme Santos (2007; 2009) para o desenvolvimento de competências literárias propostas pela BNCC – no âmbito do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio. A partir disso, levanta-se a seguinte questão: a TEE articulada à THC conforme Santos (2007; 2009) pode contribuir para o desenvolvimento das competências contidas no campo artístico-literário da BNCC? A nossa hipótese é que tal articulação pode oferecer subsídios para o trabalho com a literatura em sala de aula, pois é capaz de basear o mapeamento da experiência estética dos leitores (MAPEE) e a aplicação do Roteiro Didático Metaprocedimental (RDM). O objetivo geral deste trabalho é verificar a viabilidade da articulação entre a TEE e a THC no ensino de leituras literárias conforme a BNCC preconiza. Para tanto, os objetivos específicos são: examinar os pressupostos da BNCC, especialmente no que tange ao ensino de literatura; discutir teoricamente a TEE articulada à THC conforme Santos (2007; 2009) e suas possíveis contribuições para o ensino de leitura literária em contexto escolar; apresentar uma proposta de ensino de leituras literárias para o 9º ano do Ensino Fundamental com base na TEE articulada à THC e nas orientações presentes na BNCC. A abordagem metodológica será qualitativa, com a utilização de pesquisa exploratória e bibliográfica. Os principais aportes teóricos serão: Santos (2007; 2009; 2014), Iser (1996), Bezerra (2021), Santos e Costa (2020).
Interno - 1125674 - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - CRISTINA ROTHIER DUARTE