PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MYRNA ANDREZA DA SILVA ALVES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYRNA ANDREZA DA SILVA ALVES
DATA: 17/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O IMPACTO DO GÊNERO FANFICTION NO LETRAMENTO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: letramento digital, fanfictions, literatura, tecnologia, formação de leitor.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Com o desenvolvimento tecnológico, o ser humano altera, constrói e reconstrói as formas de interação entre os seus iguais pelo mundo afora. Neste cenário, a escrita e a leitura, aos poucos, também se adequam aos novos tempos, a exemplo das produções de fãs conhecidas por fanfictions. Grosso modo, a fanfic é uma produção que nasce a partir de uma obra preexistente, isto é, referida como original. Por exemplo: um leitor que se torna muito fã de um romance (ou leitores que não se satisfazem com o desfecho de alguma obra) pode escrever uma história pegando emprestados alguns personagens (ou todos) da obra preexistente, e, assim, dar novos rumos à trama inicial. Disponibilizada na internet, a criação do fã pode gerar, portanto, uma rede em massa de leitores e criadores de conteúdos como ocorreu com as produções baseadas na saga Harry Potter. Ao longo do desenvolvimento do estudo, percebemos que há, neste universo da pesquisa, muito mais perguntas do que resposta; o que pode ser interessante, pois, a nosso ver, deixa evidente o caráter inovador de um tema que se atualiza cada vez mais. Portanto, trata-se de um trabalho que nos desafiou em diversos pontos, a exemplo da discussão que gira em torno da legalidade da fanfic, as polêmicas sobre direitos autorais; entre outros. Nesta perspectiva, acreditamos que a contribuição desta pesquisa à área das letras e afins está, dentre outros fatores, na tentativa de compreendermos o fenômeno que se tornou esse tipo de produção de fãs e o consumo em massa desse conteúdo por partes dos leitores; bem como para refletirmos o lugar da fanfic no rol literário, e, portanto, na fomentação à leitura, sem esquecermo-nos da contribuição inicial que nosso estudo pode proporcionar para novas pesquisas. Assim sendo, o estudo encontra- se organizado em três capítulos: no primeiro, destaca-se uma contextualização acerca do surgimento e da evolução da fanfic, buscando responder indagações como o que é e por que; o segundo dá-se por meio de uma investigação sobre letramento digital e suas especificidades e no terceiro capítulo são analisadas as plataformas e fics mais populares, bem como a importância da produção de fãs na cultura do letramento digital. Para discorrermos acerca das fanfictions como prática de letramento digital, e acerca do retrato de leitura, nos valemos do método de uma pesquisa bibliográfica. Neste caso, a problemática centra-se no uso das fanfictions como
ferramenta de letramento digital para o retrato de leitura na atualidade. Assim sendo, acreditamos que esta pesquisa torna-se válida, dentre outras questões, por trazer ao centro da discussão uma temática atual, e, portanto, necessária à compreensão das ferramentas de leitura e escrita contemporâneas. Por fim, para elaboração, problematização e reflexão das questões aqui elencadas, recorremos às contribuições teóricas das áreas tecnológicas, literárias e afins, a exemplo de LÉVY (2000), CANDIDO (2006), CHARTIER (2002), JAMISON (2017), MEDEIROS (2019), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - DEYSEANE PEREIRA DOS SANTOS ARAUJO