PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MYRNA ANDREZA DA SILVA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYRNA ANDREZA DA SILVA ALVES
DATA: 17/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O IMPACTO DO GÊNERO FANFICTION NO LETRAMENTO DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: letramento digital, fanfictions, literatura, tecnologia, formação de leitor.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Com o desenvolvimento tecnológico, o ser humano altera, constrói e reconstrói as formas de interação entre os seus iguais pelo mundo afora. Neste cenário, a escrita e a leitura, aos poucos, também se adequam aos novos tempos, a exemplo das produções de fãs – conhecidas por fanfictions. Grosso modo, a fanfic é uma produção que nasce a partir de uma obra preexistente, isto é, referida como original. Por exemplo: um leitor que se torna muito fã de um romance (ou leitores que não se satisfazem com o desfecho de alguma obra) pode escrever uma história pegando emprestados alguns personagens (ou todos) da obra preexistente, e, assim, dar novos rumos à trama inicial. Disponibilizada na internet, a criação do fã pode gerar, portanto, uma rede em massa de leitores e criadores de conteúdos – como ocorreu com as produções baseadas na saga Harry Potter. Ao longo do desenvolvimento do estudo, percebemos que há, neste universo da pesquisa, muito mais perguntas do que resposta; o que pode ser interessante, pois, a nosso ver, deixa evidente o caráter inovador de um tema que se atualiza cada vez mais. Portanto, trata-se de um trabalho que nos desafiou em diversos pontos, a exemplo da discussão que gira em torno da legalidade da fanfic, as polêmicas sobre direitos autorais; entre outros. Nesta perspectiva, acreditamos que a contribuição desta pesquisa à área das letras e afins está, dentre outros fatores, na tentativa de compreendermos o fenômeno que se tornou esse tipo de produção de fãs e o consumo em massa desse conteúdo por partes dos leitores; bem como para refletirmos o lugar da fanfic no rol literário, e, portanto, na fomentação à leitura, sem esquecermo-nos da contribuição inicial que nosso estudo pode proporcionar para novas pesquisas. Assim sendo, o estudo encontra- se organizado em três capítulos: no primeiro, destaca-se uma contextualização acerca do surgimento e da evolução da fanfic, buscando responder indagações como “o que é” e “por que”; o segundo dá-se por meio de uma investigação sobre letramento digital e suas especificidades e no terceiro capítulo são analisadas as plataformas e fics mais populares, bem como a importância da produção de fãs na cultura do letramento digital. Para discorrermos acerca das fanfictions como prática de letramento digital, e acerca do retrato de leitura, nos valemos do método de uma pesquisa bibliográfica. Neste caso, a problemática centra-se no uso das fanfictions como ferramenta de letramento digital para o retrato de leitura na atualidade. Assim sendo, acreditamos que esta pesquisa torna-se válida, dentre outras questões, por trazer ao centro da discussão uma temática atual, e, portanto, necessária à compreensão das ferramentas de leitura e escrita contemporâneas. Por fim, para elaboração, problematização e reflexão das questões aqui elencadas, recorremos às contribuições teóricas das áreas tecnológicas, literárias e afins, a exemplo de LÉVY (2000), CANDIDO (2006), CHARTIER (2002), JAMISON (2017), MEDEIROS (2019), entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1859272 - ALYERE SILVA FARIAS
Interno - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - DEYSEANE PEREIRA DOS SANTOS ARAUJO