PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA THUANY CRUZ FERNANDES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILLA THUANY CRUZ FERNANDES DA COSTA
DATA: 18/07/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: QUEERIZANDO O CÂNONE: UMA LEITURA ASSEXUAL DE LITTLE WOMEN, DE LOUISA MAY ALCOTT
PALAVRAS-CHAVES: Little Women. Louisa May Alcott. Assexualidade. Estudos Assexuais.
RESUMO: O romance Little Women da escritora estadunidense Louisa May Alcott, publicado em 1868, tem sido objeto de intenso interesse acadêmico no campo dos Estudos Feministas e de Gênero e permanece culturalmente relevante ainda hoje. Uma temática se destaca dentre as discussões sobre literatura e sua intersecção com questões de gênero e sexualidade no que diz respeito ao romance em foco: as possíveis [re]leituras queer da protagonista Jo March desenvolvidas nos campos acadêmico e literário. Sob o termo guarda-chuva queer, este trabalho foca na assexualidade e em como sua representação na literatura vem ganhando dimensão tanto em textos contemporâneos quanto em clássicos revisitados. Assim, a proposta desta pesquisa consiste em desenvolver uma leitura do romance Little Women, através do emprego de um referencial teórico-crítico produzido no campo dos Estudos Assexuais. Num primeiro momento, reúno elementos biográficos sobre Louisa May Alcott bem como informações sobre o conteúdo, o contexto histórico e a recepção de seu romance. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórica da assexualidade e alguns dos principais conceitos que sustentam o que atualmente se entende como o campo teórico dos Estudos Assexuais a fim de produzir uma leitura assexual do livro com foco na personagem Jo March. Para tal, a pesquisa traz como principais referências as contribuições de Ela Przybylo, Elisabete Regina Baptista de Oliveira e KJ Cerankowski para os estudos contemporâneos da assexualidade.
Externo à Instituição - ELIZA DE SOUZA SILVA ARAÚJO
Presidente - 1350518 - LIANE SCHNEIDER