PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: LUCILENE MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS

DISCENTE: LUCILENE MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS
DATA: 21/07/2023
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: PROJETO LÚCIA GIOVANNA NO MUNDO DA LITERATURA INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Leitores; Letramento; Literatura Infantil.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: O tema dessa dissertação de mestrado discorre sobre a leitura de literatura na escola e a formação de leitores, a partir da análise do projeto denominado Lúcia Giovanna no Mundo da Literatura Infantil. Tem como principais objetivos refletir acerca da leitura literária e verificar como um projeto de leitura pode contribuir para aproximar alunos dos livros e formar leitores; ainda, busca compreender qual a importância de formar leitores literários e qual o papel da professora nesse processo. Nessa direção, a investigação destaca a importância da literatura na perspectiva de formar o futuro leitor e fomentar a aprendizagem significativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para realização deste estudo, utilizamos como metodologia principal a pesquisa qualitativa, com a observação do contexto da prática do projeto de leitura, bem como as práticas desenvolvidas na escola. Além disso, realizamos pesquisa bibliográfica, centrada em autores como: Colomer (2007), Barbosa (2008), Oliveira (2014), Hernandez (1998), Caser (2015), Zilberman (2008), Freire (2008), Santos e Souza (2004), Solé (1998), Soares (2005), Cosson (2021). Tomando-se como base o letramento literário e a formação de leitores, foram observados o trabalho desenvolvido por meio de projetos de leitura na escola EM Profa. Lúcia Giovanna Duarte de Melo, buscando-se verificar e analisar como a literatura infantil era utilizada nas turmas de educação infantil e de ensino fundamenta II. Os resultados mostraram que a escola oferece meios para a formação do leitor, através de um trabalho com momentos de contação de histórias e leitura de de literatura, entretanto, há que se investir na formação inicial e continuada das professoras, no sentido de que possam compreender e utilizar o letramento literário na sala de aula para a constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos. Percebemos, ainda, por meio das análises e das reflexões realizadas, entre outros aspectos, que a formação de leitores literários não é uma tarefa fácil, porém é possível; constatamos também que práticas tradicionais de leitura podem e devem ser deixadas de lado, com o auxílio de projetos estruturados, com objetivos claros e sem imposição ou obrigatoriedade, cabendo à professora atuar como incentivadora e mediadora, pois somente assim conseguimos contribuir para que a leitura faça parte da vida das nossas crianças e jovens.
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA