PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: HAMILTON SÉRGIO NERY DE MEDEIROS

DISCENTE: HAMILTON SÉRGIO NERY DE MEDEIROS
DATA: 31/07/2023
LOCAL: Laboratório de Letras Clássicas
TÍTULO: DEUSA DO AMOR E LEGISLADORA ATENIENSE: O DUPLO PROTAGONISMO DE AFRODITE EM HIPÓLITO, DE EURÍPIDES
PALAVRAS-CHAVES: Eurípides; Hipólito; Afrodite; legisladora ateniense; casamento
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Eurípides, poeta do século V a.C., nascido em Salamina, foi um dos grandes expoentes da tragédia grega clássica. O tragediógrafo teve por inspiração seus conflitos pessoais, eventos militares e o movimento dos sofistas, que marcaram a cidade de Atenas no século V a.C.. Em suas composições, Eurípides tratou de temas do cotidiano dos atenienses, gerando neles discussões e reflexões, e.g., a condição das mulheres na sociedade e os aspectos psicológicos dos indivíduos, em que se destaca os efeitos causados pelo excesso. Em Hipólito, peça representada inicialmente no ano 428 a.C. durante a guerra do Peloponeso, o autor apresenta a história do jovem Hipólito, fruto da relação do herói épico Teseu com a rainha das amazonas. Na trama, o jovem escolhe traçar seu próprio destino e se afasta dos desígnios divinos e da tradição no que tange as leis do oikos e da pólis. Hipólito, ao atingir a maioridade, decide permanecer sob os domínios de Ártemis e da esfera virginal concernente à deusa. Com isto, se afasta do convívio social e recusa a instituição do casamento, sob a legislação de Afrodite. A deusa, por sua vez, apresentase na trama sob duas faces: benevolente aos que lhe concedem honras, e terrível aos que lhe desprezam, e atua como legisladora para punir Hipólito por ter se afastado de seus desígnios. Este trabalho tem por objetivo analisar esse duplo protagonismo que a deusa exerce na trama de Eurípides, tendo como corpus trechos da peça Hipólito, sendo o prólogo o principal deles. O trabalho apoia-se em teóricos, como Florenzano (1996), Romilly (1998), Mossé (2008), nos filósofos Platão e Aristóteles, em fontes literárias, como Homero e Hesíodo, além de elementos da cultura material, com fotografias de artefatos gregos encontrado em Taranto (Itália).
Presidente - 1722384 - MARCO VALERIO CLASSE COLONNELLI
Externo ao Programa - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE